quinta-feira, 12 de junho de 2014

Bullying e Self são debatidos no Curso Educação para Paz

fonte: FaxAju / Plenário a Notícia Agora

Dando continuidade a mais um módulo do Curso Educação para Paz, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) realizou na manhã desta quarta-feira, 11, no auditório professora Hermínia Caldas, no Complexo Administrativo e Pedagógico, as palestras sobre Bullying e Self. A professora doutora Maria Aparecida Souza Couto, discorreu sobre Bullying, o que é e como prevenir. Já a palestra da psicóloga Vera Sobral foi sobre Self, paz interior.

O Curso Educação para Paz teve início no dia 14 de maio e se encerrará no dia 18 de junho. Os módulos são realizados todas às quartas-feiras, das 8h às 12h, tendo como público alvo professores e coordenadores de escolas da rede estadual de ensino. A promoção é Programa Cidadania e Paz nas Escolas.

Na primeira explanação da manhã, realizada pela professora Maria Aparecida Souza Couto, a questão abordado foi a o bullying e suas consequências. Na oportunidade, a professora Maria Aparecida falou sobre o papel da escola, pais e comunidade escolar, assim como os tipos de bullying, a exemplo do físico, psicológico, verbal, indireto, moral, dentre outros. Segundo a professora, o bullying é algo muito sério que precisa ser tratado em conjunto com a comunidade.

Preocupado com o tema, o professor Manoel dos Santos Silva, da Escola Estadual Zumbi dos Palmares, localizado em Nossa Senhora do Socorro, disse que o bullying é uma questão bastante recorrente no ambiente escolar e em todo meio que o individuo vive. “Já se tornou uma questão cultural. Os afetados não sabem como lidar e os que provocam não percebem as conseqüências do que estão fazendo. É preciso que esse tipo de tema seja debatido assiduamente para que, aos poucos, comece a mudar esse tipo de comportamento”, enfatizou.

Para Maria Adilma Pinto, coordenadora pedagógica do Colégio Estadual Governador Valadares, há muito o que se trabalhar sobre esse tema, principalmente na conscientização de que o bullying é uma agressão à pessoa. “Muitos levam na brincadeira. Mas o papel da escola é esclarecer e estar junto com a comunidade”, frisou.

Já na segunda palestra, a psicóloga Vera Sobral trouxe para os professores e coordenadores o autoconhecimento e o desenvolvimento do Self. “Self é a consciência do ser. É o resultado da interação com o ambiente e, particularmente, é a resposta da relação valorativa com as pessoas, como ela nos percebem”, afirmou a psicóloga.

Sobre o Programa

O Programa Cidadania e Paz nas Escolas é um programa estratégico de sensibilização da comunidade escolar para a prevenção e enfrentamento dos diversos tipos de violência entre elas: institucional, a simbólica, a verbal, a física, a psicológica e a doméstica, por meio da mobilização de representantes  a comunidade escolar e da sociedade civil organizada.

Pautada em uma gestão democrática e participativa, o programa propõe a formação do Grupo Sistemático Permanente da Escola com o objetivo de diagnosticar, discutir, refletir, traçar estratégias, executar e avaliar o processo educativo da unidade no que diz respeito às incivilidades existentes responsáveis pela desarmonia, desorganização, desestruturação, desequilíbrio do ambiente escolar e em defesa da preservação dos patrimônios material e imaterial.

O Programa trabalha em busca de um novo caminho, que proporcionará a curto, médio e longo prazo, a implantação de estratégias geradas pela própria comunidade escolar e seus representantes legais, com orientação e acompanhamento da equipe, agregando valor de estimulo às suas relações com informações que lhes são pertinentes.


Ascom Seed

Nenhum comentário:

Postar um comentário