segunda-feira, 17 de junho de 2013

UFMT coordenará pesquisa sobre violência e preconceito na escola



A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Maria Lúcia Cavalli Neder, assinou hoje (05), em Brasília, termo de cooperação com o Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira, para o desenvolvimento do projeto de pesquisa “Violência e preconceito na escola”. A UFMT será a coordenadora da pesquisa, que envolve dez universidades federais, representando as cinco regiões do País e o Conselho Federal de Psicologia (CFP).
 A assinatura ocorreu na sede do CFP e teve a participação do secretário de Ensino Superior do MEC, professor Paulo Speller, da diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior, dessa secretaria, Adriana Rigon Weska, do presidente do CFP, Humberto Verona e Thiago Thobias, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC). 

A primeira etapa da pesquisa tem início ainda este mês e prossegue até agosto. Começa pelo levantamento dos estudos acadêmicos existentes sobre o tema e pela pesquisa em escolas de todo o Brasil, com o envolvimento da comunidade escolar. Essa atividade de campo abrangerá aspectos como raça, etnia, diversidade sexual e de gênero, deficiências, álcool e drogas. Dessas ações devem surgir subsídios para elaboração de políticas públicas nas esferas municipal, estadual e federal para o enfrentamento da violência.
Outra proposta é a criação núcleos de pesquisa nas instituições parceiras, buscando aprofundar os estudos no contexto regional e realização de parcerias com sistemas estaduais e municipais “para o enfrentamento da violência, programas de formação continuada de professores; elaboração de materiais educativos, e iniciativas em conjunto com a comunidade e movimentos sociais voltadas para a erradicação de agressões e preconceito nas escolas”. (Com informações e foto do CFP)
 UFPE
Ontem, a reitora da UFMT esteve na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde falou sobre a utilização do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação. A UFPE está discutindo a implantação do sistema e convidou a UFMT para falar a respeito, ao Conselho Universitário e aos coordenadores de cursos, diretores de faculdades e institutos e pró-reitores. A UFMT utiliza o SiSU há três anos para seleção aos cursos de graduação, mediante a nota no Enem.
De acordo com a reitora, a avaliação é “muito positiva”, pois “abriu a possibilidade de alunos do próprio estado de Mato Grosso participarem mais ativamente dos cursos. Devido às nossas distâncias, os alunos, muita vezes não tinham condições de fazer o vestibular e com Enem, como as provas são feitas nos municípios, nós ampliamos muito a participação”.
“A universidade começa a discutir o seu vestibular para o ano que vem, nós trouxemos a professora Maria Lúcia, que é uma referência nacional no debate sobre o processo de adesão das universidades federais ao SiSU, instalamos uma discussão”, disse o reitor da UFPE, Anísio Brasileiro. Segundo ele, a proposta de adoção é para o ano de 2014. (CJI-UFMT/Ascom UFPE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário