domingo, 9 de junho de 2013

A pesquisa descobriu que 24% dos jovens já foi vitima de cyberbullying

A pesquisa descobriu que 24% dos jovens já foi vitima de cyberbullying, recebendo mensagens com ameaças ou insultos


Adolescente em frente a computador, com gestos desesperados e preocupados
Análise não afirma que bullying tem relação direta com consumo de drogas, mas aponta que fragilização psicológica causada por episódios de violência virtual torna adolescentes mais propensos a recorrer a substâncias alucinógenas, como álcool ou mesmo maconha
São Paulo - Jovens que sofrem bullying pela internet ou celular têm mais chances de desenvolverem sintomas de depressão e vício em substâncias como álcool e drogas, de acordo com um estudo publicado no periódico americano Journal of Adolescent Health.
A pesquisa descobriu que 24% dos jovens já foi vitima de cyberbullying, recebendo mensagens com ameaças ou insultos. Quase 16% dos entrevistados sofreu abuso virtual duas vezes e 8% das pessoas ouvidas declarou que já foi vítima de cyberbulling “três vezes ou mais”.
“Os transtornos decorrentes do cyberbullying começam a se manifestar depois de seis meses de abuso virtual contínuo”, afirma o coordenador do estudo, Manuel Gamez-Guadix, da Universidade de Deusto, na Espanha. O relatório foi baseado em uma pesquisa com 845 adolescentes, com idades entre 13 e 17 anos em diferentes países da Europa e dos Estados Unidos.
Segundo o estudo, entre os jovens que declararam não ter sofrido episódios de violência online, a incidência de episódios de bebedeiras ou consumo de entorpecentes, como maconha e cocaína, foi até três vezes inferior à registrada no grupo de usuários que declarou ter sofrido bulling online três vezes ou mais.
A análise não afirma que o bullying tem uma relação direta com o consumo de drogas, mas aponta que a fragilização psicológica causada por episódios de violência virtual torna os adolescentes mais propensos a recorrer a substâncias alucinógenas, como álcool ou mesmo maconha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário