segunda-feira, 24 de junho de 2013

IBGE: 7,2% dos estudantes sofrem bullying na Capital

GABRIEL MAYMONE 
O bullying é uma prática comum nas escolas de Campo Grande. Segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 7,2% dos alunos do último ano do ensino fundamental afirmaram que "sempre ou quase sempre se sentiram humilhados por provocações dentro da escola" nos 30 dias anteriores ao levantamento (levado a campo em setembro passado).
A proporção, porém, de adolescentes que praticam algum tipo de bulliyng em colegas de escolas é ainda maior, atingindo 22,4% dos adolescente do último ano -cuja faixa etária varia predominantemente de 13 a 15 anos.

"Sem dúvida isso é uma sinalização que de esses alunos podem ter problemas mentais no futuro e que eles já sofrem no presente", disse Marco Antonio Andreazzi, gerente do IBGE responsável pela pesquisa.
Solidão 
Outro fator que indica a possibilidade de doenças mentais no futuro, como depressão e outras, é a ausência de amigos e o sentimento de solidão. Entre os adolescentes pesquisados, 4,1% disseram não ter amigos 3,4% entre as meninas e 4,7% entre os garotos. Já a sensação de estarem sozinhos foi relatada por 18,7% dos alunos 12,1% entre os meninos e 25,6%, ou seja mais do que o dobro, entre as adolescentes do sexo feminino.
Estopim para algumas doenças como esquizofrenia, por exemplo, o uso de drogas já tinha sido usada alguma vez por 11,3% dos adolescentes. 
Fonte: Correio do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário