sexta-feira, 14 de junho de 2013

PM e NSEE firmam parceria para conter violência nas escolas da zona rural de Cruzeiro do Sul


Segundo o comandante da PM em Cruzeiro do Sul, tenente coronel Aires, a PM já trabalha em parceria com a Secretaria de Educação há muitos anos (Foto: Brito Júnior)
Segundo o comandante da PM em Cruzeiro do Sul, tenente-coronel Aires, a PM já trabalha em parceria com a Secretaria de Educação há muitos anos (Foto: Brito Júnior)
O Núcleo da Secretaria de Educação e Esporte (NSEE) em Cruzeiro do Sul firmou parceria com a Polícia Militar (PM) no sentido de serem efetuadas ações preventivas educativas nas escolas da zona rural, iniciando por aquelas situadas na BR-364. Cruzeiro do Sul tem 48 escolas na zona rural, incluindo as indígenas e nos últimos tempos tem acontecido um crescimento da violência motivado especialmente pelo uso de álcool ‘tampa azul’ como é conhecido.
A violência nas escolas já estava tendo consequências: alguns professores demonstraram desejo de desistir de seus contratos e alguns alunos já estavam se evadindo das escolas. A nova fase da parceria iniciada entre a Educação e a PM começou pela escola Princesinha da Floresta que, embora fique no município vizinho de Tarauacá, está  sob a direção do Núcleo de Cruzeiro do Sul. A campanha educativa da PM pretende atingir todas as escolas.
Segundo o comandante da PM em Cruzeiro do Sul, tenente-coronel Aires, a PM já trabalha em parceria com a Secretaria de Educação há  muitos anos através do Proerd, em que os educadores militares falam dos malefícios provocados pelas drogas e sobre o sentido de se frequentar uma escola, lugar onde se procura o conhecimento para fundamentar um bom futuro. Aliado a isso, a PM executa o policiamento escolar em constante atividade, inclusive quando requisitado por professores e gestores e mantém o programa Segurança na Escola.
“Nossa preocupação é constante, a gente agora reafirmou esta parceria com as escolas para que qualquer ocorrência que venha a acontecer ou esteja na iminência de acontecer, a PM tome conhecimento dos fatos e possa se antecipar, evitando essas desavenças e brigas e possa dar segurança tanto para os alunos quanto para os professores. A gente tem tentado evitar a violência, primeiramente prevenindo e se preciso reprimindo” – disse Aires.
O gerente do NSEE, professor José de Souza Lima, destaca como de suma importância a parceria com a PM no sentido de prevenir a violência: “O trabalho dos policiais tem surtido um efeito positivo dentro das escolas. A importância do trabalho é reconhecida por nossos professores e gestores. Estamos recomeçando este trabalho e esperamos sucesso como nos anos anteriores”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário