quarta-feira, 19 de junho de 2013

Agrupamento de Escolas de Anadia sensibiliza para o Bullying

Integrada nas actividades do Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno (GIAA), integrante do Projecto Educação para a Saúde (PES) do Agrupamento de Escolas de Anadia, durante este ano lectivo 2012/ 2013 verificou-se o acompanhamento de jovens com excesso de peso e obesidade.
Como culminar destas actividades, decorreu no dia de encerramento das aulas uma acção que pretendia deixar a mensagem que  perder peso é possível e que, em consequência de tal, é igualmente possível acabar com o Bullying na Escola. Esta prática de pressão física e / ou psicológica é, em grande parte das vezes, exercida sobre crianças e jovens obesos, quase sempre com efeitos perversos sobre a formação da sua própria personalidade.

Assim, na 6ª-feira, dia 14 Junho, os Polivalentes das duas escolas Básicas de 2º e 3º ciclos do concelho de Anadia, foram o espaço privilegiado duas aulas de Hip-hop, como meio de combate à obesidade e às situações de Bullying. Estas aulas decorreram às 12h30, na EB 2, 3 de Anadia, e às 14h00, em Vilarinho do Bairro.

O público alvo foram os alunos de ambas as escolas, embora se tenha verificado a participação de algum pessoal docente e não docente.

A organização esteve a cargo da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) do Centro de Saúde de Anadia. Foi convidado para a aula de Hip-hop o Prof. Yuri Paulo, do Conservatório de Artes e Comunicação – Filarmónica União de Oliveira do Bairro (CAC-FUOB), em articulação com o Projeto de Educação para a Saúde.

Os objectivos primordiais foram: sensibilizar os jovens para uma alimentação saudável e para o exercício físico, criar um ambiente livre de violência e dinamizar sessões de Dança Hip-hop.

Este tipo de expressão corporal surgiu em meados da década de 1970, nos EUA. Os jovens na altura enfrentavam diversos problemas de ordem social como pobreza, violência, racismo, tráfico de drogas ou problemas com a educação.  Encontravam  na rua o único espaço de lazer e de convívio, iniciando a pouco e pouco uma nova forma de expressão, a qual viria a tornar-se um autêntico símbolo da contestação ao sistema vigente.

Mas serviu nestas duas sessões para incentivar os alunos a práticas variadas de exercício físico, mais um meio de combate à obesidade. E a adesão dos alunos superou mesmo todas as expectativas!

Resta informar que o CAC-FUOB disponibiliza aulas deste estilo de dança, durante o mês de Julho, mas de forma gratuita. Os interessados poderão dirigir-se àquela escola, através dos seguintes contactos: 234 737 281, 964 196 702 ou pelo mail conservatório.geral@gmail.com. Estas aulas decorrerão às 4ªs e 6ªs, entre as 18.00 e as 19.00 horas.

»»» Rui Godinho
 
RB

Nenhum comentário:

Postar um comentário