sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Município de Esposende sensibiliza jovens para prevenir violência



Esposende_ No âmbito da sua atividade de prevenção da violência, o Município de Esposende, através do Espaço Bem me Querem, desenvolveu, durante o ano letivo 2014/2015, várias ações de sensibilização sobre esta temática dirigidas aos jovens do concelho.
Em parceria com a Escola Segura da GNR, o Município promoveu, durante o mês de fevereiro, ações de sensibilização sobre violência em meio escolar, com o intuito de informar os jovens sobre o fenómeno de bullying e suas consequências e encorajá-los a intervirem ativamente na deteção e denúncia de atos de bullying quer de cariz físico quer psicológico. Estas sessões envolveram a participação de cerca de 400 alunos do 2.º e 3.º Ciclos e Secundário.
De forma a assinalar a comemoração do Dia dos Namorados, teve lugar a apresentação da peça “Romeu e Julieta – vira e vence”, que abordou a temática da violência no namoro, à qual assistiram meio milhar de alunos. Esta iniciativa surgiu como complemento às sessões de sensibilização realizadas nas escolas do concelho, que têm como objetivo informar os alunos sobre as causas que desencadeiam a violência no namoro e as consequências a nível físico, psicológico e social, desconstruindo os mitos associados a esta problemática.
Durante o último ano letivo foram realizadas nas escolas do concelho 23 sessões de sensibilização sobre a temática da violência no namoro, 5 sobre bullying e uma sobre Igualdade de Género e Violência Doméstica. No total, participaram 500 alunos pertencentes a 27 turmas do 3.º ciclo, do ensino secundário e ainda 3 turmas do ensino profissional, sendo que 96% dos jovens participantes avaliaram o interesse destas ações como Bom e Muito Bom.
Considerando que estas ações são um importante contributo para a construção de relações saudáveis que passam pela confiança, respeito e construção de um projeto de vida afastado da violência, é objetivo do Município continuar, no próximo ano letivo, com a dinamização destas ações nas escolas do concelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário