sábado, 15 de agosto de 2015

Bullying será tema de gincana virtual em escolas municipais

SMCS - fonte: Bem Paraná

Estão abertas as inscrições para a 4.ª edição da Gincana Virtual, voltada a estudantes das turmas de 1º ao 5º ano das escolas municipais de Curitiba. Neste ano, a disputa terá como tema “Bullying não é Brincadeira” e a partir dele os estudantes deverão solucionar cinco desafios usando recursos tecnológicos.
A gincana acontecerá de agosto a novembro e a inscrição deve ser feita até o próximo dia 21, pelo professor, por meio do formulário que está no site www.cidadedoconhecimento.org.br.
A competição é aberta a 50 equipes, cada uma formada por grupos de 5 a 7 estudantes e um professor coordenador. O objetivo da gincana é estimular os estudantes a desenvolverem ações de cidadania usando a internet, os netbooks educacionais, câmeras fotográficas, tablets, celulares e outros recursos tecnológicos disponíveis nas escolas. Serão cinco desafios, sendo três divulgados regularmente e dois surpresa. Para vencê-los, meninos e meninas poderão criar vídeos, jogos, slogans, e produzir notícias para publicação no jornal escolar eletrônico Extra, Extra!.
“Os desafios propostos são instigantes para o envolvimento de toda comunidade escolar”, diz a gerente de Tecnologias Educacionais da Secretaria Municipal da Educação, Fabrícia Gomes. “Trata-se de uma proposta de base pedagógica que direciona questões de cidadania e inclusão digital”, explica Fabrícia.
Os desafios serão lançados quinzenalmente sempre com tema voltado à reflexão dos atos violentos, intencionais e repetidos cometidos contra uma pessoa, que causam danos físicos e psicológicos.
“A Gincana Virtual é uma oportunidade para os estudantes e professores conhecerem diferentes recursos tecnológicos e utilizá-los para resolver desafios que possibilitam a mobilização da comunidade escolar no desenvolvimento de ações de cidadania” disse a coordenadora da Gincana Virtual, Taís Wojciechowski Santos.
Para discutir o assunto tão sério e contar com o envolvimento dos estudantes, os desafios promovem o desenvolvimento do senso exploratório, estimulando pesquisas e garantindo a expressão da criatividade.
No ano passado, 116 estudantes participaram da Gincana Virtual que teve como tema Mobilidade Urbana. A estudante Kauane Kaminski, da Escola Municipal Anísio Teixeira, foi uma das participantes que entre os desafios foi buscar uma solução para uma ponte sob o Rio Atuba e próxima da escola. “Concluímos que a ponte precisava de manutenção para garantir a segurança das pessoas e então, escrevemos uma carta para as autoridades, produzimos um vídeo mostrando como estava e como achávamos que deveria ficar”, disse Kauane.
Para a professora responsável pelo envolvimento da equipe na gincana, Marília Costa Jordan, a experiência rendeu mais do que conhecimento, pois além da informação os estudantes partiram para tomada de decisões e desenvolveram uma ação cidadã. “Sinto-me realizada por perceber como se tornaram conectados e críticos as questões que os cercam”, diz Marília.

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