sexta-feira, 26 de setembro de 2014

3 dicas para você saber identificar bullying e proteger seu filho

Em termos de comportamento infantil, já é possível afirmar que o bullying é um dos problemas da nova geração. Algumas vezes é complicado para os pais identificar bullying e assim proteger os seus filhos de ataques que possam afetar a sua vida posteriormente.
Além disso, saber quando existe um caso de bullying também é importante para que você consiga fazer uma análise crítica do seu filho e perceber caso ele, ainda que sem notar, esteja fazendo outra criança vítima de comentários ou atos físicos.
Identificar bullying é uma prática feita e percebida nos pequenos atos – uma resposta feia para os pais ou irmãos, por exemplo. Se você tem dúvidas sobre como reconhecer casos assim, veja as nossas dicas e proteja o seu filho de qualquer possível ataque:
Saiba como identificar bullying
- Sem interesse de participar
Uma das formas clássicas de identificar bullying está na percepção de que o seu filho, de uma hora para a outra, não quer mais frequentar a escola. Esse é um dos primeiros indícios de que a criança pode estar sofrendo assédio, e consequentemente a reação é querer se afastar daquele local que lhe causa sofrimento.
Então, criativas como só, as crianças podem dizer que estão doentes, que não querem ir à escola porque a professora não gosta delas – as desculpas variam conforme a fertilidade da mente infantil. No entanto, é importante não ficar alheio a essa situação e investigar o real motivo, e não simplesmente acreditar no primeiro motivo citado pela criança.
- Falta de vontade de brincar
Algumas vezes pode acontecer de os efeitos do bullying ultrapassarem as paredes da escola. E daí, como consequência, até em casa a criança começa a ficar indisposta, arredia e cabisbaixa. Quando uma criança para de demonstrar interesse por brincadeiras que antes adorava, é hora de ligar o sinal de alerta: alguma coisa está errada.
- Maior agressividade
A criança não necessariamente se isola ou se desinteressa pelas coisas. No entanto, é possível perceber que ela está cada vez mais agressiva: faz tudo com muita brutalidade e até mesmo chega a verbalizar que vai bater, chutar ou brigar quando alguma coisa não sai como ela espera.
Se esta mudança é repentina, ela pode estar passando por um período de grande estresse e tenta extravasar estes sentimentos com agressões, o que torna possível identificar bullying nestes casos.
Preste atenção no comportamento
Além da detecção de que seu filho está sofrendo bullying, você pode também detectar caso o seu filho esteja participando de rodinhas de assédio a algum colega. Identificar bullying é importante em ambos os lados da moeda, por isso atente em passar o ensinamento de que ninguém é melhor que ninguém.
Desde cedo este ensinamento deve ser passado para as crianças. Além disso, caso você note uma atitude de discriminação, não deixe de punir de alguma forma a criança, independentemente da idade.
Use isso como forma de enfatizar que é um comportamento errado que não deve ser feito, pois trará consequências negativas para o coleguinha que sofre e para ela que comete o erro.
Fonte: Doutíssima
Alagoas 24 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário