sexta-feira, 12 de julho de 2013

Estudantes de SC agridem colega para divulgar vídeo na internet

Caso é tratado pela direção da escola como 'bullying eletrônico'. Objetivo é humilhar pessoas agredidas; caso ocorreu em Joinville.


Do G1 SC

ASSISTA AO VÍDEO - clique AQUI
Um vídeo gravado em uma escola deJoinville, no Norte de Santa Catarina, mostra uma briga entre estudantes da cidade. O caso alertou a Secretaria de Educação para o que especialistas chamam de 'bullying eletrônico'. Os casos mais comuns são brigas preparadas, gravadas por celulares, que depois são divulgadas na internet. O objetivo é humilhar as pessoas agredidas. De acordo com a Direção da escola de Joinville, a confusão foi incentivada pelos amigos das próprias estudantes.
Em Joinville, o vídeo foi gravado após o fim do expediente escolar. As agressoras são duas alunas e a jovem agredida também é estudante. Como mostram as imagens, ela é atacada assim que uma das agressoras tem certeza de estar sendo filmada. A ação dura pouco mais de um minuto. A imagem mostra ainda que o cenário foi montado.
O caso foi registrado em abril, mas só agora ganhou repercussão na internet. As envolvidas, com idades entre 14 e 16 anos, foram ouvidas pela Direção da escola. O motivo da briga, conforme elas, seria um relacionamento amoroso.
"Iniciou com internet por causa de namorados. E as próprias amigas instigaram as crianças a brigarem", afirmou a diretora da escola, Elisabet Staranscher. Para a Direção, não há dúvida de que este foi um caso de 'bullying eletrônico'.
Segundo a orientadora educacional Denise Ines Bonatti, o aluno que sofre 'bullying eletrônico' fica deprimido e inseguro. "Ele [o aluno] sente uma certa vergonha do que estão falando dele pelos meios de comunicação", explicou.
"Nas nossas reuniões pedagógicas e nas reuniões de pais que fazemos aqui na escola, a gente alerta os pais para eles terem cuidado para que os filhos não tenham total liberdade nos acessos à internet. A gente solicita que os pais tenham um pouco de cuidado, que eles coloquem um pouco de limite em casa", acrescentou a diretora da escola.
Para que casos como este não se repitam, a Secretaria de Educação de Joinville realiza o Programa Caráter Conta. Na sala de aula, os alunos aprendem vários valores. Um deles é valorizar os amigos e respeitar os adversários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário