terça-feira, 16 de dezembro de 2014

“Elas não entendem o sofrimento de um alvo do bullying”

Vinheta: A jovem Júlia Thomazinho, 13 anos, e estudante da EMEB. João Nogueira ficou com o 5º lugar no concurso “Você é o Repórter”. Acompanhe a reportagem da jovem.

PARA PENSAR – O bullying é um mal imenso nas pessoas, é um mal que só nós podemos controlar, um mal que se alastra pelas pessoas sem que nós possamos perceber.

Todos nós sabemos que o bullying hoje em dia é bem comum entre os jovens, alguns jovens sofrem bullying em silêncio e acabam se machucando sozinhos. Você já parou pra pensar o por que que as pessoas praticam o bullying ? Como será que quem sofre o bullying se sente? São tantas perguntas sem respostas, só quem sofre ou já sofreu bullying irá saber. 

‘’As pessoas vivem me zoando por ser gorda, e eu me sinto péssima com isso, mas, pensa comigo, pra que ficar jogando isso na minha cara? Será que eles sentem prazer em me chatear? Eu sei que estou gorda, reconheço isso, mas, não consigo mudar, e isso me faz ter ódio de mim mesma, me faz querer desistir de tudo, só pelo fato de ser gorda. Eu me sinto tão excluída e tão humilhada ao ponto de nem querer mais sair para a rua, ao ponto de querer sumir e nunca mais voltar. As pessoas dizem, ‘vai em frente’, ‘não ligue’, elas acham que é fácil, elas não entendem o sofrimento de um alvo do bullying. Eu só queria poder ser eu mesma sem ser alvo de risada para as pessoas’’, diz G.T (nome fictício), 13.
O bullying é um mal imenso nas pessoas, é um mal que só nós podemos controlar, um mal que se alastra pelas pessoas sem que nós possamos perceber.
“O bullying ocorre, quando existe um movimento real contra uma determinada pessoa. É uma campanha, uma perseguição contra um alvo muito bem definido, o que pode acarretar em traumas emocionais a vítima. A ajuda psicológica se faz necessária para compreender a maneira como essa vítima encara essas agressões, normalmente as vítimas não reagem, pois consideram que não devem, não merecem e não tem força para reagir. Portanto, é importante ajudar a vítima a sentir-se segura e confiante, mostrando que ela tem o direito de não gostar de sofrer agressões. A pessoa que sofre abuso, não percebe que tem o direito de procurar ajuda, pois se sente incapaz e ‘acha’ que tem que fazer tudo sozinha, pois se for a procura de apoio estará confirmando que é fraco. O que não é verdade. E com o tempo aprenderá não sofrer com insinuações e agressões de qualquer tipo, não se abalará facilmente, mesmo diante de situações adversas”, avalia a psicóloga, Ariane Oliveira.
Muitas pessoas já sofreram bullying em vários aspectos, e você, já sofreu?

Reportagem: Júlia Thomazinho
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário