terça-feira, 19 de agosto de 2014

Projeto de alunos da Facip aborda bullying nas escolas de Ituiutaba

Estudantes distribuíram cartilhas sobre o tema na Escola Tonico Franco. Segundo IBGE, quase 30% de estudantes estão envolvidos com prática.


Do G1 Triângulo Mineiro

Projeto de alunos da Facip aborda bullying nas escolas de Ituiutaba (Foto: Reprodução/TV Integração)Alunos receberam cartilhas informativas
(Foto: Reprodução/TV Integração)
Um projeto dos estudantes do curso de Serviço Social, da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (Facip/UFU), vem abordando o bullying nas escolas e ajudando no entendimento do mesmo por parte de pais e alunos, em Ituiutaba.

Resultado de um ano de estudo sobre o bullying, o projeto “Conhecendo o bullying na escola” distribui cartilhas na Escola Estadual Tonico Franco. “Aprovado o projeto, a gente vai até a escola na qual queremos trabalhar. Entramos em contato com a diretora da instituição e ela concordou, pois, segundo ela, na escola há grandes casos de violência e agressão, e tratar deste assunto com os alunos seria interessante”, comentou Maria Cristina Gomes, estudante da Facip.

Esse tipo de violência, muitas vezes velada e contínua, ocorre em um espaço onde crianças e adolescentes passam grande parte do dia, o que pode agravar a situação. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 30% dos estudantes brasileiros estão envolvidos nessa prática, que envolve agressões verbais ou físicas intencionais, aplicadas repetidamente contra uma pessoa ou um grupo.

“A gente observa que esta questão não atinge somente adultos. As crianças também estão desenvolvendo este processo de violência, que às vezes começa dentro de casa e é levado para as escolas. Isto acontece de forma imprevisível. O professor precisa de uma apoio na escola”, observou Flander de Almeida Calixto, coordenador do projeto.

Segundo a vice-diretora da escola, Rubia Aparecida Martins, o projeto tem dado resultado e, desde que o assunto começou a ser discutido, a direção tem recebido mais alunos e até mesmo pais querendo entender melhor o que é o bullying e como ele pode influenciar no dia a dia. “A partir do momento que as alunas da Facip trabalharam com os alunos, eles tiveram mais liberdade e menos medo”, afirmou Rubia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário