segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Escola expulsa aluna por causa de cabelo vermelho 'que chama atenção'

Estudante dos EUA pintava o cabelo há três anos sem ser notificada. Hayleigh Black, de 15 anos, teve de tirar tintura para poder voltar às aulas. 


Do G1, em São Paulo


Hayleigh Blacl, de 15 anos, pintava o cabelo há três anos sem ser notificada. (Foto: Reprodução/Facebook/Haleigh Black)Hayleigh Blacl, de 15 anos, pintava o cabelo há três anos (Foto: Reprodução/Facebook/Hayleigh Black)
A direção da escola Muscle Shoals High School, no Alabama, Estados Unidos, mandou a aluna Hayleigh Black, de 15 anos, de volta para casa no primeiro dia de aula alegando que os cabelos vermelhos da jovem chamavam muita atenção e provocavam distração dos demais estudantes. Hayleigh não conseguiu terminar o primeiro dia de aula da primeira série do ensino médio norte-americano.
A jovem alegou que tinge o cabelo há três anos e nunca recebeu uma advertência. A escola já havia impedido alunos com cabelos pintados de roxo e azul de frequentarem as aulas. "Vermelho é a cor natural do cabelo dela, Hayleigh apenas intensificou o tom com as tinturas", afirma a mãe da jovem, que estuda processar a escola e pede que os dias de aula perdidos não sejam descontados.
Meu cabelo é uma parte de mim, diz a jovem (Foto: Reprodução/Facebbo/Hayleigh Black)Meu cabelo é uma parte de mim, diz a jovem (Foto:
Reprodução/Facebbo/Hayleigh Black)
"Seus lábios começaram a tremer e seus olhos começaram a derramar lágrimas", disse Kate Boyd, mãe da jovem. "Estou de coração partido ao ver minha filha expulsa da escola no primeiro dia de aula."
A direção da escola disse que apenas segue as regras de conduta pré-estabelecidas e que não faria concessões. Algumas colegas de classe colocaram a foto de Hayleigh com os cabelos vermelhos em seus perfis no Facebook em solidariedade à amiga.
Para voltar às aulas, Hayleigh precisou tirar toda a tintura e entrou na classe com os cabelos loiros, ainda com alguns tons de vermelho.
"Meu cabelo vermelho é uma parte de mim e é assim que meus amigos me reconhecem", disse ela. "Eu realmente gostaria de ter o meu cabelo vermelho de volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário