quinta-feira, 6 de março de 2014

Glória realiza audiência contra evasão e violência nas escolas

Demerval Nogueira/MS Cidades
(Foto: Demerval Nogueira/MS Cidades)
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SEMEC), juntamente com as demais secretarias municipais, as escolas da Rede Municipal (Reme), escolas estaduais e particulares realizaram uma Audiência Pública Contra Evasão e Violência nas Escolas, proferida pelo Dr. Sérgio Fernando Arfouche, da Promotoria Contra Evasão e Violência Escolar (PROCEVE) de Campo Grande. Sérgio Arfouche já exerceu a função de promotor em Glória de Dourados no período de 1992 a 1993. A audiência pública foi realizada na quadra de esportes da E. E. Hilda Bergo Duarte, com a presença de mais de 1.500 pessoas, com duas horas de duração.

O palestrante disse que nós estamos vivenciando uma crise de valores. Quanto à escola ele disse que é necessário, Matrícula, Permanência, Frequência e Aproveitamento. Arfouche argumentou que "antigamente os pais, na maioria não sabiam ler e escrever, mas educavam seus filhos com dignidade e amor". Detalhou também como descobrir se o seu filho não foi na escola. "É só olhar o caderno". O palestrante disse, "eu estou falando de escolas públicas e particulares e até mesmo na universidade". Sérgio disse ainda que 700 mil meninas brasileiras estejam engravidando antes dos 16 anos.

Dr. Sérgio Arfouche comentou que existem maus políticos, maus professores, promotores, juízes, conselheiros tutelares e pais. Ele disse que o Brasil é o 4ª país que mais morrem jovens com menos de 19 anos. "É doloroso o pai enterrar o filho, porque a ordem cronológica seria os filhos enterrarem os pais", comentou. Quando adolescentes e jovens não recebem valores e princípios, podem ficar expostos ao comportamento de risco de se envolverem com atividades sexuais: 32% nas atividades sexuais, 39% no uso de drogas, 49% no uso de bebidas alcoólicas e, 61% na violência, esta é a estatística atual.

O palestrante disse, "eu quero propor aqui em Glória de Dourados, a participação dos pais na escola", enfatizou Arfouche afirmando ainda, "quem não sabe o que fazer com o filho, não pode ser mãe. Os filhos têm que ter noção de limites. Se a criança roubar o seu limite, você perde a sua autoridade". Ele questionou quem é a autoridade responsável pelo aluno dentro da escola? É o diretor. E o responsável dentro da sala de aula é o professor. A advertência é única. O aluno que desobedecer tem que ser punido. Sujou? Limpou. Quebrou? Arrumou. Desacatou o professor ou diretor é caso de retratação. Brigou com outros alunos, idem. Se agredir alguém fisicamente é caso de polícia. "Vocês querem resolver o caso na polícia ou na escola? Então é necessária a presença dos pais na escola", comentou. O professor não será autoritário, mas terá voz ativa e impor-se com dignidade.

O prefeito Arceno Athas Júnior disse da importância da palestra. "Ela é muito importante para que todos possam meditar e observar novos caminhos, com novas discussões sobre os valores e princípios", disse Athas. A Secretária municipal da SEMEC, professora Ligia Cibeli Tendulo Rodrigues afirmou, "esse é um grande momento para que possamos analisar a educação de uma forma diferente, vislumbrar novos caminhos para que possamos evitar a evasão e a violência nas escolas e, isto somente acontecerá com a participação efetiva dos pais", disse Cibeli.

Raul Fernando Garcia, diretor da E. E. Hilda Bergo Duarte descreve, "Nós da Escola Hilda ficamos orgulhosos tendo sido escolhida para sediar o evento. Agradecemos a iniciativa da Prefeitura, através da Semec. Precisamos que as pessoas importantes tenham a iniciativa para buscar caminhos para equacionar os diversos problemas que surgem em meio à sociedade. A escola é um instrumento de apoio a essas decisões", destaca Fernando. José Rocha dos Santos, conselheiro tutelar afirma, "achamos interessante porque mostrou aos pais, rumos importantes que contribuem de forma decisiva na formação dos filhos e, também reforça a nossa sistemática de trabalho junto ao Conselho Tutelar", comentou Rocha.

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