sexta-feira, 21 de março de 2014

Fórum de combate à violência nas escolas discute propostas para carta de intenções

Proposições serão apresentadas e debatidas com a comunidade escola em reunião posterior

Fórum de combate à violência nas escolas discute propostas para carta de intenções
Evento foi marcado por debates e apresentações
Texto: Ana Paula Lins
Foto: Valdir Rocha
Nesta terça-feira (18), educadores e representantes de órgãos públicos e entidades estiveram reunidos no auditório do Sesc Poço para discutir propostas para a construção da carta de intenções do Fórum de Combate à Violência nas Escolas. O evento contou com a presença de representantes das secretarias estaduais de Educação, da Paz e da Mulher, Polícia Militar,Força Nacional, Secretaria Municipal de Saúde e organizações não governamentais.
Uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), o fórum foi instituído em 6 de fevereiro deste ano e é uma ação pioneira em todo o país. Seu objetivo é discutir a questão da violência sob uma ótica abrangente e humanitária, envolvendo toda a sociedade na busca de soluções para o combate ao problema.
A apresentação de propostas para a carta de intenções foi conduzida pela secretária adjunta da Educação, Laudirege Fernandes e pelo presidente da comissão do fórum, José Mário Carneiro.Na ocasião, cada participante teve dez minutos para fazer suas apresentações e expor suas sugestões. Dentre as propostas, a oferta de mais atividades de cunho esportivo e cultural e o fortalecimento de parceria entre os diversos órgãos para ações preventivas e de conscientização contras as drogas e a violência no ambiente escolar.
A secretária de Estado da Educação e do Esporte, Josicleide Moura, destacou a importância do fórum na construção de ações e políticas públicas contra a violência. “Por meio deste fórum, temos a oportunidade de mudar a sociedade alagoana a partir de ações estratégicas em nossas escolas.É fundamental que estejamos todos unidos e empenhados na mudança desta realidade”, ressaltou.
Exemplo – A Escola Estadual Geraldo Melo, no conjunto Graciliano Ramos, é um exemplo de instituição que superou um passado de violência por meio de projetos educativos e engajamento de toda a comunidade escolar. Em 2012, a unidade foi local de diversos conflitos, dentre os quais, um incêndio que destruiu o banheiro de uma das escolas.
A diretora Irineide Costa, relembrou as transformações vivenciadas pela escola nos últimos dois anos.
“Na época, vivemos um clima de medo, mas conseguimos mudar este cenário por meio de projetos educativos que envolveram toda a comunidade. Revitalizamos nossa horta e investimos em gincanas e implantamos o projeto de mediadores de conflito. Nossos alunos foram essenciais nesta mudança, pois eles abraçaram esta causa e são voluntários em diversos projetos”, frisou Irineide que também destacou as parcerias com as secretarias de Educação e da Paz e com a Polícia Militar, por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), como fundamentais para a disseminação de uma cultura de paz a unidade.
Diagnóstico e Bullying – Durante a reunião, a diretora de Apoio Pedagógico da Educação Estadual, Rosineide Urtiga, expôs ações e projetos que a SEE, por meio de sua Superintendência de Rede, promove nas escolas da rede para o combate à violência.
“Além da formação em mediação de conflitos que estamos realizando com as escolas da 14ªCoordenadoria Regional de Educação, vamos promover o projeto Paz gera Paz, onde trabalharemos inicialmente com formações com os professores para depois chegarmos aos alunos. Para isso, elaboramos diagnóstico sobre os problemas vivenciados em cada escola”, contou Rosineide.
Já Flávia Cavalcante, da Secretaria de Estado da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos, chamou atenção para um dos principais fatores que estimulam a violência no ambiente escolar, o bullying.“Temos uma lei que data de 2011 que é específica sobre este tema e o dia 7 de abril será o Dia de Combate ao Bullying. Por isso, pretendemos empreender parcerias com as coordenadorias regionais e as escolas para debater o tema”, adiantou.
Próxima reunião – Na próxima reunião do Fórum de Combate à Violência nas Escolas, as propostas discutidas no Sesc Poço serão apresentadas e debatidas com a comunidade escolar. A data do encontro ainda será definida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário