segunda-feira, 31 de maio de 2010

Educadores debatem bullying em Curitiba

Seminário foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação

O 1º Seminário de Atitudes Cooperativas promovido nesta segunda-feira (31) pela Prefeitura de Curitiba reuniu 400 profissionais da rede municipal de ensino na discussão do bullying e ciberbullying (assédio, pela internet ou outros meios eletrônicos). O encontro no Salão de Atos do Parque Barigui, além de debater formas de violência física e psicológica entre estudantes também serviu a discussão de conceitos de cidadania e ações cooperativas no ambiente educativo.

"O seminário é uma oportunidade para compartilharmos ideias que farão de nossas escolas espaços educativos ainda melhores. As discussões repercutirão em um universo formado por 140 mil crianças e adolescentes, atendidos em nossos equipamentos, além de 15 mil servidores da educação", disse a secretária municipal da Educação , Eleonora Bonato Fruet.

O bullying é caracterizado pela agressão física ou verbal praticado por criança, que ocorre repetidamente contra a mesma vítima. O ciberbullying usa a tecnologia e a internet como meio. Geralmente, as vítimas se diferenciam dos demais colegas de escola pela raça, cor da pele, obesidade, uso de roupas ou objetos, ou ainda, pela situação socioeconômica.

Uma terceira palestra, feita pela especialista em políticas sociais, Márcia Teresinha de Oliveira, abordou a gestão em rede para o fortalecimento de atitudes cooperativas, mesmo nas brincadeiras, que buscam a participação de todos sem excluir ninguém, independente de sua raça, classe social, religião, competências motrizes e habilidades pessoais. As atividades acontecem dentro de um clima cordial, onde as metas do professor e dos estudantes buscam benefícios para todo o grupo.

fonte: jornale

Nenhum comentário:

Postar um comentário