domingo, 16 de maio de 2010

Sinepe cria blog contra o bullying

Preocupado com casos de bullying nas escolas gaúchas, o Sindicato do Ensino Privado (Sinepe) criou um blog para congregar experiências de combate ao problema. A ferramenta surge na semana em que o Estado ficou chocado com o desfecho trágico envolvendo humilhações frequentes a um adolescente na Capital.

O blog idealizado pelo presidente do Sinepe, Osvino Toillier, pretende evitar casos extremos como o ocorrido em Porto Alegre, na terça-feira, com o estudante Matheus Avragov Dalvit, 15 anos. Alvo de gozações de colegas por seu tamanho (1m83cm e 120 quilos), ele acabou morto com um tiro no peito depois de ter reagido às chacotas. O autor do crime, de 14 anos, apresentou-se à polícia.

A repercussão de casos de violência no ambiente escolar motivou a iniciativa, que pretende ter o apoio das instituições e se soma a outras na internet.

– Temos um compromisso indeclinável de combater o bullying e ter uma postura pró-ativa. Não podemos varrer isso para debaixo do tapete – afirma Toillier.

Até ontem, a página tinha apenas dois posts. Um explicando o assunto e outro convocando a rede privada a enviar experiências positivas. Além de relatos de problemas, a expectativa é receber projetos que possam ser replicados em outras instituições. Para o sindicato, os êxitos devem ser divulgados como forma de inspirar ações semelhantes.

Um dos primeiros relatos a ser publicado deve ser o do pastor Júlio Cézar Adam, da Pastoral Escolar da Fundação Evangélica de Novo Hamburgo, que congrega quatro escolas. Na segunda-feira, um texto adaptado por ele motivou debates sobre bullying em salas de aula da 6ª série ao 3° ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário