segunda-feira, 31 de maio de 2010

Ações de prevenção à violência nas escolas estaduais abordam o bullying no Rio Grande do Sul

As escolas estaduais vêm intensificando trabalhos de prevenção à violência por meio de ações orientadas pela Divisão de Saúde Escolar da Secretaria da Educação. A metodologia, aplicada há três anos, consiste na identificação na sala de aula de atos que reproduzem a violência observada fora dos portões das escolas. Por essa razão, são demandados projetos que atendam às necessidades da comunidade escolar gaúcha, composta atualmente por 2,6 mil instituições de ensino, cerca de 80 mil professores e 1,2 milhão de alunos.

Temáticas como bullying estão pautando diversas ações nas escolas estaduais. O bullying se configura como violência psicológica, intencional e repetitiva, praticada por um indivíduo ou grupo de pessoas com o objetivo de intimidar ou ferir alguém incapaz de se defender. Muitas vezes, provoca atos violentos das vítimas, que quase sempre revidam com mais agreções.

A coordenadora da Divisão de Saúde Escolar, Marta Tellechea, explica que as escolas estão se engajando na elaboração de novos projetos de prevenção. "A Secretaria da Educação estabelece estratégias de enfrentamento aos sintomas sociais, entre eles a violência manifestada em suas várias formas. Por meio de orientações pedagógicas, as escolas identificam deficiências e estabelecem ações preventivas", afirma Marta.

Reforço na prevenção

O secretário estadual da Educação, Ervino Deon, ressaltou que as Coordenadorias Regionais de Educação, responsáveis pela gestão das escolas estaduais no Estado, possuem profissionais que tratam esses temas de forma transversal, como o enfretamento das drogas, a sexualidade e a violência.

Deon destacou, ainda, que, por iniciativa do Governo do Estado, foi aprovado recentemente pela Assembléia Legislativa projeto que autoriza a contratação de orientadores educacionais e supervisores, responsáveis por articular ações pedagógicas e projetos especiais no âmbito do bem-estar da comunidade. "São mil vagas para orientadores e outras mil para supervisores educacionais. Esses profissionais vão auxiliar na condução de projetos de prevenção nas nossas escolas, somando forças ao trabalho da Divisão de Saúde Escolar e buscando agregar a família dos alunos, enfatiza o secretário.

fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

publicado por: Luana Rodrigues


Nenhum comentário:

Postar um comentário