domingo, 4 de janeiro de 2015

Jovem que perdeu visão em pesca supera bullying e estreia na Copinha

Atacante do Monte Azul-SP ficou cego do olho direito após se envolver em um acidente com anzol de vara e sofreu preconceito em seu clube anterior


Por Monte Azul Paulista, SP
Cristiano, atacante do Monte Azul (Foto: Divulgação/Monte Azul)Cristiano, atacante do Monte Azul, perdeu a visão do olho direito (Foto: Divulgação/Monte Azul)
O jovem Cristiano, de 16 anos, é um dos milhares de garotos que estarão desfilando pelos gramados durante a 46ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior neste mês de janeiro, no maior torneio de base do Brasil. Mas o atacante do Monte Azul-SP tem um desafio extra dentro de campo, além de ter que passar pelos zagueiros adversários. O garoto perdeu a visão do olho direito quando tinha 9 anos, durante uma pescaria em Matão, no interior de São Paulo, sua cidade natal.  
– Estava em um pesqueiro com minha família quando o anzol da vara que eu segurava entrou dentro do meu olho. Tinha nove anos na época e foi difícil no começo para aceitar que teria que me readaptar – diz Cristiano, que teve de encontrar formas de driblar a deficiência.
aptar – diz Cristiano, que teve de encontrar formas de driblar a deficiência.
No começo, quando ia jogar, foi difícil porque não conseguia ver o adversário que vinha me marcar pelo lado direito. Mas, aos poucos, fui encontrando formas de me proteger do adversário, principalmente usando o braço para aumentar meu “campo de visão”
Cristiano, atacante do Monte Azul
– No começo, quando ia jogar, foi difícil porque não conseguia ver o adversário que vinha me marcar pelo lado direito. Mas, aos poucos, fui encontrando formas de me proteger do adversário, principalmente usando o braço para aumentar meu “campo de visão” – emenda o jogador, que será titular do Monte Azul contra a Ferroviária, às 14h deste domingo, em Araraquara.
Além de se adaptar à nova realidade, Cristiano também teve de superar o preconceito dos companheiros de time. De acordo com o jovem, em 2013, quando estava na equipe juvenil do Marília, ele enfrentou a discriminação por conta de sua situação física. Por conta do "bullying", pediu para sair do clube.
– Lembro que no Marília tinha um garoto do time sub-17 que começou a pegar no meu pé por conta do meu problema no olho. Ele ficava me chamando de "zóinho" e dando risada de mim. Fui reclamar com a direção, mas eles não fizeram nada para pará-lo. Na terceira vez que isso aconteceu peguei minhas coisas e deixei o clube – conta o jogador, que se transferiu para o Monte Azul após o incidente. 
Cristiano, atacante do Monte Azul (Foto: Ronaldo Oliveira / EPTV)Cristiano, em treino do Monte Azul (Foto: Ronaldo Oliveira / EPTV)
No clube de Monte Azul Paulista desde janeiro de 2014, Cristiano espera fazer bonito em sua primeira participação na Copa São Paulo, e diz se inspirar no xará português, Cristiano Ronaldo, para “vingar” no futebol.
– O Cristiano Ronaldo é o cara em que eu me espelho. Ele é meu ídolo e espero, quem sabe, chegar onde ele chegou – diz o garoto, esperançoso. 
Com Cristiano como titular, o Monte Azul estreia na Copinha neste domingo, às 14h, contra a Ferroviária, na Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara.
Cristiano, atacante do Monte Azul (Foto: Ronaldo Oliveira / EPTV)Cristiano diz ter sofrido bullying em seu clube anterior, o Marília (Foto: Ronaldo Oliveira / EPTV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário