domingo, 26 de outubro de 2014

Projeto BuZum! chega a Sorocaba nesta segunda-feira

Por aqui apresentam espetáculo que promove reflexão sobre o tema bullying. Ônibus-teatro visita a Vila Gagliardi e a praça Coronel Fernando Prestes

Alunos da escola municipal Matheus Maylasky e população em geral poderão conferir nesta segunda-feira, na rua Hermelino Matarazzo, nº 22, Vila Gagliardi, um espetáculo de bonecos que aborda a questão do bullying. A apresentação é gratuita e aberta ao público (sujeita à lotação). Durante todo o dia, serão apresentadas seis sessões, sendo três a partir das 9h e outras três após às 13h30. 

Com direção de Wanderley Piras, montagem concebida por Mariane Gutierrez e roteiro de Miguel Vellinho, o espetáculo leva ao público juvenil a discussão sobre a intolerância no ambiente escolar e levanta questões que dizem respeito aos preconceitos, agressões e violências psicológicas e físicas. 

Com uma abordagem leve e didática, o espetáculo destinado a crianças entre 11 e 17 anos mostra que é possível conviver de forma harmoniosa mesmo com tantas diferenças. "A peça trata da questão de maneira delicada, poética e profunda", conta Miguel Vellinho, criador do espetáculo. 

Três personagens, uma mochila, um caderno e uma camiseta contam a história de agressão de sua dona, uma menina comum que sofre bullying na escola. Uma história que não mostra o agressor e a vítima de uma forma julgadora, mas o quanto essas atitudes podem influenciar o comportamento dos jovens. 

Com apoio do Ministério da Cultura e da ViaOeste, a companhia BuZum! viaja de ônibus por todo o país para levar teatro para as escolas. Até agora, mais de 250 escolas foram contempladas com os espetáculos. 

Na próxima quarta-feira (29), o espetáculo volta a ser encenado na praça Coronel Fernando Prestes, no Centro. Poderão conferir o espetáculo alunos da escola municipal Leonor Pinto Thomaz e população em geral. 

Sobre a companhia 

A companhia BuZum! mantém e desenvolve a premissa de unir o teatro à educação, tendo se apresentado em mais de 250 escolas, num total de 120 mil quilômetros rodados. Em quatro anos de atividade e 3.600 apresentações na bagagem, o projeto conta com um público de mais de 160 mil crianças em 125 cidades (entre São Paulo, Rio, Maranhão, Paraná, Espírito Santo e Bahia). Adaptado em um ônibus que se transforma em sala de teatro, o BuZum! é equipado com palco, iluminação, ar condicionado e espaço para a plateia com capacidade para receber até 55 espectadores por sessão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário