sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Escolas do concelho de Vila Franca sensibilizadas contra a violência

As escolas do concelho de Vila Franca de Xira vão receber nos dias 27 e 28 de Janeiro várias iniciativas destinadas a sensibilizar, informar e fazer reflectir a comunidade escolar sobre os perigos da violência escolar, também conhecida por “bullying”.

Discutir, identificar casos, descodificar as formas de manifestação, causas, consequências e formas de prevenção são outros dos objectivos do conjunto de iniciativas que vão correr as escolas do concelho.

O “bullying” é um termo inglês usado para definir actos de violência física ou psicológica repetidos e intencionais, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos a outro colega da escola, com o objectivo único de intimidar ou agredir sem que a vítima tenha capacidade de se defender. A iniciativa apresentada pelo município de Vila Franca foi a forma encontrada para assinalar o dia mundial da não violência, que se comemora a 30 de Janeiro.

No dia 27 de Janeiro as actividades arrancam pelas 18h30 nas escolas do segundo e terceiro ciclos do Forte da Casa, D. António de Ataíde (Castanheira do Ribatejo) e na escola secundária Gago Coutinho, em Alverca do Ribatejo.

No dia 28 pelas 18h30 será a vez das escolas EB 2,3 Aristides Sousa Mendes (Póvoa de Santa Iria), Soeiro Pereira Gomes (Alhandra) e na secundária Reynaldo dos Santos (Vila Franca de Xira). De todas as actividades previstas destaca-se, no dia 28 de Janeiro, pelas 18h30, na Escola Secundária Reynaldo dos Santos, em Vila Franca de Xira, um debate aberto aos pais, alunos, professores e auxiliares de educação, que contará com a presença da vereadora com o pelouro de acção social da Câmara Municipal, Conceição Santos.

O programa completo inclui a construção de um mural nas escolas com cartazes alusivos à prevenção da violência e a colocação de uma caixa de correio onde os jovens poderão colocar postais de denúncia de situações de “bullying”. No intervalo das aulas haverá lugar ao teatro com simulação de episódios de violência e serão realizados inquéritos aos alunos das turmas do 2º e 3º ciclo e do secundário sobre casos de violência que detectem nas suas escolas. O programa da câmara municipal encerra-se com workshops sobre o bullying hómofóbico promovidos pela associação “Exaequo”.

A iniciativa é realizada no âmbito de uma parceria entre o projecto “Prevenir Xira” do plano integrado de prevenção das toxicodependências da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, as escolas, equipas da escola segura da PSP e GNR, com a colaboração da Comissão para a Igualdade e Cidadania e a associação “Exequo”.

Fonte: O Mirante de Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário