sábado, 5 de junho de 2010

Pesquisa revela que jovens se culpam pela violência nas escolas

A violência no ambiente escolar virou tema de pesquisa realizada por uma aluna do 5º ano do curso de Psicologia, da Universidade de Taubaté. Aline Gomes Cazarim realizou o estudo em quatro escolas da rede de ensino público em Taubaté e ao concluir o trabalho descobriu que os jovens acreditam que a quebra da harmonia familiar, a violência doméstica, a negligência familiar, o desemprego e a desigualdade social são responsáveis pelo seu comportamento violento.

Um ponto do estudo, que preocupou a pesquisadora é o fato dos jovens se sentirem responsáveis pela violência dentro do ambiente escolar. “O jovem incorpora este discurso o que isso faz com que a sociedade não reflita sobre outros fatores ligados à produção da violência como o desemprego, a corrupção no meio político e tantos outros”, diz Aline.

Já para professores e gestores, a violência está ligada à ausência de políticas educacionais por parte do governo, a violência global e a falta de diálogo e parceria entre os pais e a escola. “Prevenir a violência é promover o diálogo e criar um espaço de criatividade. Para isso, cada escola precisa entender sua realidade, buscar ajuda, reivindicar direitos, exercer deveres e construir um contexto de humanidade", conclui a estudante.

Violência escolar ou Bullying

A violência escolar ganhou proporções preocupantes. Um estudo realizado, em 2008, pela organização não-governamental International Plan, que atua em 66 países e defende os direitos da infância revela que 70% dos 12 mil estudantes pesquisados em seis Estados brasileiros afirmaram terem sido vítimas de violência escolar.
Para tanto, estudiosos atribuíram um novo termo, o "Bullying", palavra em inglês que traduzida siginifca intimidação. Este fenômeno presente dentro das escolas é definido por pesquisadores como "atitudes agressivas, intencionais e repetidas que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro".

Fonte: Agora Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário