Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo caracterizar os profissionais
que trabalham no contexto das escolas pública e particular, bem como,
identificar os agressores e os tipos de eventos violentos vivenciados
por esses profissionais. Trata-se de um estudo descritivo,
exploratório, comparativo, com abordagem quantitativa, realizado em
duas escolas situadas em Natal/RN. A amostra constitui-se de 121
profissionais, sendo 62 da instituição pública e 59 da particular. O
projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN e aprovado
sob Parecer de nº 149/10. Constatou-se que havia 68
(56,20%) mulheres, 68 (56,20%) professoras; 51 (42,15%) funcionários e
02 (01,65%) diretores, 37 (30,58%) já foram vítimas de bullying, 36
(97,30%) foram agredidos por alunos. Concluiu-se que a maioria dos
profissionais eram mulheres, professoras e já sofreram violência na
escola. Assim, torna-se fundamental criar estratégias para auxiliar
estes funcionários a prevenir e combater o bullying na escola.
Descritores: Enfermagem; Violência; Saúde Escolar.
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