Em uma tentativa de fazer as pessoas pensarem antes de xingarem online, uma ferramenta educacional foi criada na Austrália.
A ferramenta chama-se Reword e é uma extensão do Google Chrome que irá repreendê-lo se você tentar escrever uma mensagem não muito agradável para alguém na Internet. Ela usa uma funcionalidade semelhante à verificação de correção das palavras, colocando uma linha vermelha através de quaisquer palavras que você escreve que são consideradas indelicadas e agressivas.
Reword foi criada pela organização de saúde mental Headspace e pela agência de publicidade Leo Burnett Melbourne. Embora seja feita por uma boa causa, é improvável que a ferramenta seja utilizada por pessoas que estão na internet APENAS para insultar. Em vez disso, espera-se que a ferramenta seja lançada em computadores escolares e entre organizações.
O site explica como implementar o plug-in em computadores em rede. O site também permite que as pessoas adicionem palavras e frases para o banco de dados Reword, pegando alguns termos que os criadores provavelmente não tinham pensado.
Chris Tanti, CEO da Headspace, Fundação de Saúde Mental Nacional da Juventude da Austrália, disse que o bullying on-line na Austrália é abundante e uma ferramenta para tentar mudar esse cenário era necessária.
“Infelizmente, o bullying online é endêmico. Estamos encorajados que esta é uma ferramenta on-line tangível que vai realmente ajudar a mudança de comportamento e reduzir incidentes de bullying“, disse ele em um comunicado enviado por email a Mashable. “As pressões sobre as crianças nos meios de comunicação social são intensas. Reword é uma maneira que podemos ajudar a capacitá-los e educá-los em tempo real.”
Embora seja mais uma ferramenta educacional que uma ferramenta de produção, qualquer coisa que aumente a consciência sobre o bullying online e considere a sua redação ao se comunicar através da Internet é um passo na direção certa.
Portanto, antes de xingar o seu ex-melhor amigo, reformule a sua mensagem ou fique longe do tecladinho. (dica amiga)
Nenhum comentário:
Postar um comentário