sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Educar para a Paz é tema de curso do Centro de Apoio Pedagógico

Postado por Departamento de Imprensa
Qui, 17 de Fevereiro de 2011 16:17

Entre os assuntos que serão aborados, o bullying terá destaque

De acordo com recentes pesquisas, alunos no mundo todo sofrem algum tipo de violência nas escolas. Muitas vezes essa violência vem mascarada na forma de “brincadeira”. Estudos recentes revelam que esse comportamento, que até bem pouco tempo era considerado inofensivo e que recebe o nome de bullying, pode acarretar sérias consequências ao desenvolvimento psíquico, gerando a diminuição da auto-estima, a exclusão social e até, em casos mais extremos, culminando em suicídio e outras tragédias.

A fim de evitar que a violência tome conta do cotidiano escolar na rede municipal, o Centro de Apoio Pedagógico e Formação Continuada (CAPFC) está organizando o curso “Educar para a Paz: semeando cultura de paz nas escolas”, que será ministrado para orientadores educacionais, diretores de escola e coordenadores pedagógicos. Com 110h de duração, a formação tem início nesta sexta-feira, dia 18, das 14 às 18h, nas dependências do CAPFC, Av. Martins Fontes, 1.241 – Vila Nova.

Dividido em três módulos de estudos, o curso pretende discutir propostas de ações assertivas para o ato de educar para a paz. “Faremos pesquisas in loco e elaboraremos práticas educativas durante a formação para serem aplicadas nas escolas”, explica a professora Roberta Bruno Couto, coordenadora do CAPFC e responsável pelo curso. Segundo ela, 50 profissionais das escolas municipais vão participar da formação, que terá encontros mensais até dezembro de 2011.

Texto: Cecília Beu (MTb. 22.332)
20110217-SEDUC-educar para paz-CB

Nenhum comentário:

Postar um comentário