quarta-feira, 31 de março de 2010

Bullying - sua origem

O termo BULLYING tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Como verbo, significa ameaçar, amedrontar, tiranizar, oprimir, intimidar, maltratar.

O primeiro a relacionar a palavra ao fenômeno foi Dan Olweus, professor da Universidade da Noruega. Ao pesquisar as tendências suicidas entre adolescentes, Olweus descobriu que a maioria desses jovens tinha sofrido algum tipo de ameaça e que, portanto,
BULLYING era um mal a combater.

Ainda não existe termo equivalente em português, mas alguns psicólogos estudiosos do assunto o denominam "
violência moral", "vitimização" ou "maltrato entre pares", uma vez que se trata de um fenômeno de grupo em que a agressão acontece entre iguais — no caso, estudantes.

Como é um assunto estudado há pouco tempo (as primeiras pesquisas são da década de 1990), cada país ainda tem de encontrar uma palavra, em sua própria língua.

6 comentários:

  1. éhh bullyong éh uma palavra de significado muiito forte!e acho q naum existeninguem q nunca tenha praticado bullying!

    ResponderExcluir
  2. Jheneffer, obrigado por ter postado aqui.
    abração
    Mar´Junior - Cia Atores de Mar´

    ResponderExcluir
  3. pessoas com carater nao praticam o bullying mais ja pessoas que adoram por apelido nas pessoas pensando que elas emtam gostando para agrado delas estam completamente enganadas
    pois uma simples palavra feri um grande coraçÂo

    ResponderExcluir
  4. Não é bem questão do carater... muitas das vezes quem pratica o bullying não sabe as suas consequências, por isso que nós da Cia Atores de Mar´ criamos o espetáculo BULLYING. Obrigado pela sua participação.
    Mar´Junior - Cia Atores de Mar´

    ResponderExcluir
  5. o bullying tem que acabar, mas a melhor forma de punir os agressores, e sim, conscientizá-los que isso não é certo, e fazer essa pessoa refletir como seria se fosse ela que estivesse sofrendo

    ResponderExcluir
  6. Isso mesmo Tatá. É pra isso que fazermos o projeto há 11 anos - CONSCIENTIZAÇÃO.
    Obrigado pela sua participação
    Mar'Junior - Cia Atores de Mar'

    ResponderExcluir