_ PROJETO _
APRESENTAÇÃO
O BULLYING, que
tempos atrás fora tratado como situação natural de convivência interpessoal,
por se tratar de uma ação impregnada culturalmente na sociedade em âmbito
mundial, hoje é entendido como um problema comportamental e potencial na
geração de danos psicológicos. E o mais importante é saber que os danos
psicológicos obtidos na infância podem influir de maneira direta e decisiva na
formação de um cidadão.
Por isso,
contribuir
diretamente na raiz do problema, onde o cidadão se forma, no seu crescimento e
formação, é tema de extrema importância cultural e, paralelamente, educacional.
A Cia Atores de Mar’, através do
projeto EU DIGO NÃO AO BULLYING,
traz uma importante contribuição no sentido de cada vez mais retirar esse traço
cultural sedimentado na sociedade, em um momento importante das nossas vidas, a
formação escolar. Além disso, levar o teatro para dentro da escola mostra um
tipo de manifestação artística que pode influenciar o aluno a se interessar por
uma cultura de fato relevante ao longo de toda sua vida.
O intuito é colaborar
na identificação, conscientização, prevenção e consequente redução do fato na
sociedade. Esse processo evolutivo será retratado de maneira cotidiana, os
personagens/alunos mostrarão situações vivenciadas do dia a dia no processo
escolar, num processo reflexivo conjunto, mostrando o problema e dando solução,
o que trabalhará também o caráter do aluno/espectador.
JUSTIFICATIVA
O tema,
que é de interesse público em caráter mundial e ainda contemporâneo (apesar de
antigo, e por tanto recorrente), somado a uma das manifestações artísticas mais
antigas da humanidade que é o teatro, expõe a importância de o projeto EU DIGO NÃO AO BULLYING ser levado às
escolas dessa maneira, lúdica e interativa.
Responsabilidade social e, principalmente, educacional são
metas importantes naqueles que tratam a cultura como aliada à educação,
retratando atitudes e valores humanitários. Na busca de encontrar caminhos para
que o aluno possa ter base em criar soluções positivas, o teatro é estimulante,
tendo como importância esta transformação, assim como também é um grande aliado
nas situações do dia a dia em que a representatividade da abordagem está
presente.
OBJETIVO GERAL
Promover a identificação e a conscientização de situações,
o debate e a busca de soluções de comportamento no ambiente escolar, em uma
causa bem nobre.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Trabalhar a autoestima; conscientizar sobre a gravidade do
BULLYING; aprender a conviver com as diferenças e respeitá-las; aprimorar sua
conduta, colocando-se no lugar do outro na situação de conflito; reconhecer
valores individuais em terceiros, fortalecendo assim laços de amizades;
valorizar cada segundo da vida, como se fosse o último.
PÚBLICO-ALVO
Alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao
3º ano do Ensino Médio. Como também os professores e coordenadores da
instituição. Havendo possibilidade, os pais também.
METODOLOGIA
Ao invés de utilizar
o palco como instrumento de atuação, optamos por uma forma mais intimista,
fazendo com que plateia e elenco sejam partes fundamentais do espetáculo.
Através disso, os alunos conseguem se visualizar nas cenas, percebendo nos
personagens interpretados situações vividas por eles próprios dentro de sala de
aula.
AÇÕES
Promova um trabalho de conscientização, anterior ao
espetáculo BULLYING,
com aprofundamento em pesquisas, debates em sala de aula e passando filmes
sobre o tema. Crie a SEMANA “EU
DIGO NÃO AO BULLYING” com
cartazes e faixas espalhados pela instituição feitos pelos alunos.
O espetáculo BULLYING retrata o dia a
dia do aluno em sala de aula, mostrando o problema e dando uma das possíveis
soluções, de forma lúdica, com diversos personagens sendo interpretados pelos
atores PATRICK MORAES, JUNIOR BEÉFIERRI, LIVIA CAMPOS e GABRIELLA BUSICH. Dividido em 4
cenas, intercaladas por dança e música ("LIMITES", "DE
VIOLÊNCIA JÁ ESTAMOS CHEIOS", "PENSE UMA, DUAS OU MAIS VEZES",
"PIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS É REFRESCO" e "O
BULLYING É DO MAL"). Na primeira, há uma explicação sobre o tema,
citando o que é bullying, quais suas causas e consequências, os tipos de
bullying que existem e como podemos combatê-lo. Nas outras três cenas,
apresentamos o problema (bullying) e damos uma das possíveis soluções, sendo
que duas delas são dadas pelos próprios personagens/alunos, fazendo com que se
entenda que eles mesmos, plateia/alunos, possam resolver algumas questões sem a
interferência dos profissionais da educação. Com isso, trabalhamos também a
formação de caráter e ética do aluno. Ao final, quando o espetáculo é realizado
na instituição, há um debate com o roteirista e diretor MAR'JUNIOR, autor dos livros "BULLYING - EU sofri. EU
pratiquei. EU hoje conscientizo." (Amazon) (autobiográfico) e “PEPITA – passei a minha infância e
adolescência sendo perseguida, sofrendo bullying.” (Amazon) (ficção,
juvenil)
_ SERVIÇO _
BULLYING
classificação etária livre
duração 55 minutos
textos Mar’Junior
elenco
Patrick Moraes, Junior Beéfierri, Livia Campos e Gabriella Busich
direção
Patrick Moraes e Mar’Junior
preparação
de atores Mar’Junior
coreografia
Priscilla Moraes
produção
musical Samuel de Souza
músicas Mar’Junior, Patrick Moraes, Junior
Beéfierri e Samuel de Souza
produção
Cia Atores de Mar’
MAR’JUNIOR
PRODUÇÕES ARTÍSTICAS
CIA
ATORES DE MAR’
CNPJ nº
13.228.881/0001-44
IM nº
0504029-9
(DDD) 21 (SEDE) 24246254
(NEXTEL) 964584532 (WhatsApp)
email: ciaatoresdemar@gmail.com
insta:
@ciaatoresdemar
twitter:
@ciaatoresdemar
Boa tarde, vocês disponibilizam a peça em vídeo para ser passada nas escolas?
ResponderExcluirObrigada pela atenção.
TMC tem trechos da peça no youtube.
ResponderExcluirMar´Junior - Cia Atores de Mar´
Boa noite! Sou coordenadora pedagógica do Colégio Estadual Leopoldina da Silveira, em Bangu, RJ, e gostaria de saber como proceder para que vcs viessem aqui e debatêssemos o bullyng com os alunos.
ResponderExcluirEntre em contato conosco 21 964584532
ExcluirEu ja sofri buling fui chamada de baixinha,balofa e cumilona
ResponderExcluir