quinta-feira, 27 de outubro de 2011

SJC: Conselho Tutelar investiga caso de bullying em escola municipal


Criança de 11 anos, que estuda na Escola Municipal Mercedes Carnevalli Klein, denunciou as agressões    
Credito: Reprodução / Rede Vanguarda 
Mais um caso de bullying em São José dos Campos. Nessa semana, a mãe de um aluno de um colégio do Jardim Satélite, em São José dos Campos, falou sobre asagressões sofridas pelo filho dela. Essa mãe percebeu que a criança estava apanhando de um colega. O caso foi parar no Conselho Tutelar, pois não seria a primeira vez que o estudante teria cometido esse tipo de agressão.

Foram os constantes hematomas pelo corpo e o comportamento do menino que chamaram a atenção de Nara Rúbia Dias. "Eu sempre perguntava, ele dizia que não era nada. Mas ele já chegava da escola nervoso, falando que não queria mais ir para a escola. Aí ele chegou e me contou, dizendo que tinha um menino chutando os colegas", conta.


O menino, de 11 anos, estuda na Escola Municipal Mercedes Carnevalli Klein, no Jardim Satélite. Ele relata o comportamento do agressor e diz que outros colegas também são vítimas dele. "Se você não fizer o que ele manda, ele começa a te chutar. Quando eu apanho dele, eu fico nervoso, com raiva. Eu não contava para a minha mãe porque tinha vergonha. Tem muitos outros casos assim na escola, eles batem nos colegas, colocam apelidos, ficam tirando com a cara dos colegas", conta a vítima.


O estudante é mais uma vítima de bullying, um problema muito comentado atualmente, mas que sempre existiu. O bullying é qualquer tipo de agressão, seja física ou moral, feita de forma repetida. Quando acontece em escolas, como nesse caso, deve ser levado ao conhecimento do Conselho Tutelar. "A escola vai identificar essa situação, esse agressor, e o agredido, e vai chamar seus responsáveis. A escola não resolvendo, os pais devem procurar a estância superior à escola. Sendo uma escola municipal, vai procurar a Secretaria da Educação, sendo uma Escola Estadual, vai procurar a Diretoria Regional de Ensino. Não resolvendo o problema, deve procurar o Conselho Tutelar, que vai adotar as medidas de responsabilização. Se o pai está sendo negligente, ou se a escola está sendo negligente com relação a educação das crianças", explica o Presidente do Conselho Tutelar Sul, Rogério Vasconcelos.


A entidade não pode comentar o caso de agressão da Escola Muncipal, pois corre em segredo de Justiça. Mas explicou que só se manifesta, depois que pais, escola, Diretoria de Ensino ou Secretaria de Educação não conseguem resolver o problema.


A Secretaria de Educação também não comenta sobre esse caso, mas explicou que desenvolve projetos para prevenir os conflitos nas
Credito: Reprodução / Rede Vanguarda escolas. "A gente procura abordar os valores, a questão do respeito, do cooperativismo, sexualidade, drogas, bullying, muitas vezes o aluno conta o que está acontecendo, ou o colega conta, e através disso a gente vai buscar solução. Por isso é importante o diálogo, para que o aluno possa contar o que acontece na escola", explica a professora Heloísa Vieira.

O aluno agredido já está sendo acompanhado por um monitor durante o período escolar. Nós tentamos entrar em contato com a família do agressor, mas como o caso corre em segredo de Justiça, não tivemos esse retorno. O Conselho Tutelar apenas informou que o estudante vai passar por um exame psicológico.
 
Fonte: V News

Nenhum comentário:

Postar um comentário