domingo, 16 de outubro de 2011

Ronda vai atender 65 escolas públicas

Patrulhamento será feito em 2012 por viaturas da Guarda Civil Municipal em intervalos de 30 minutos
 
Notícia publicada na edição de 15/10/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 007 do caderno A - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.
Giuliano Bonamim
  
giuliano.bonamim@jcruzeiro.com.br
O patrulhamento feito pelos guardas civis municipais será reforçado em 65 escolas de Sorocaba. A ideia é fazer com que uma viatura da corporação passe em cada instituição de ensino em um intervalo de 30 minutos. O projeto foi apresentado pelo secretário de Segurança Comunitária, Roberto Montgomery Soares, durante a audiência pública para a discussão do orçamento de 2012. O encontro ocorreu ontem à tarde, na Câmara de Vereadores, e apresentou os investimentos da pasta de R$ 25,8 milhões para o próximo ano.
Montgomery pretende implantar a ronda frequente em 65 escolas municipais e estaduais já no primeiro semestre de 2012. Segundo ele, o pedido foi pelo pelo próprio prefeito Vitor Lippi (PSDB) para tentar diminuir os casos de violência ao redor das instituições de ensino.
As 65 escolas foram escolhidas de acordo com critérios técnicos e de avaliação de riscos, ambos elaborados pela Prefeitura de Sorocaba. "Queremos evitar principalmente o tráfico de drogas no entorno dessas regiões", diz Montgomery.
Atualmente, o patrulhamento mais intensivo tem sido feito em cinco instituições de Sorocaba. Todas fazem parte do projeto "Escola Segura", que consiste na prática de ações tanto fora quanto dentro da unidade escolar.
Para o projeto ser implantado em sua totalidade, a Guarda Civil Municipal (GCM) terá o reforço de 60 agentes no próximo ano. A Secretaria de Segurança Comunitária publicará em 4 de novembro um edital no jornal Município de Sorocaba para iniciar o processo seletivo dos candidatos para o curso de formação técnico profissional. A formatura do grupo está prevista para o fim de junho de 2012.
A GCM tem 367 homens na ativa e, para Montgomery, o acréscimo de mais profissionais será necessária para a ampliação da patrulha escolar. "A nossa reestruturação prevê a soma de 590 homens, o que corresponde a um guarda para cada grupo de 1 mil habitantes. Esse número seria o ideal", comenta o secretário.
Outro assunto debatido foi a implantação do sistema de videomonitoramento, que terá início no fim deste ano. Metade das 40 câmeras já estão instaladas e ficarão em vias públicas, praças e próximas a escolas. Elas terão uma visão de 360 graus, capacidade de aproximar a imagem e estarão ligadas a uma central de monitoramento na futura sede da GCM, na avenida Santos Dumont.
O orçamento de 2012 da Secretaria de Segurança Comunitária também contemplará a capacitação do efetivo, a compra de uniformes, armas, munição, manutenção da frota e de um sistema de rádio e de telefonia mais moderno e eficiente. A lista ainda inclui a aquisição de quatro veículos - dois para o patrulhamento escolar e outros dois para a fiscalização.

Números
Montgomery aproveitou o encontro na Câmara de Vereadores para apresentar alguns números deste ano da corporação. A GCM registrou, entre janeiro e agosto, 137 flagrantes de tráfico de entorpecentes, 107 furtos, 117 prisões e a apreensão de 8.800 porções de maconha, cocaína e crack.

Nenhum comentário:

Postar um comentário