quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Prefeitura de Ivinhema e PM combatem o bullying nas escolas

Há vários anos o prefeito Renato Câmara incentiva ações para combater a violência e as drogas nas instituições de ensino


Cerca de 150 alunos participaram da ação - Foto: Divulgação

PM instrutor do Proerd e o diretor Baptistoni durante evento para alunos em Ivinhema - Foto: Paulo César


A Prefeitura de Ivinhema e a Policia Militar realizaram esta semana uma palestra sobre bullying na Escola Municipal Sideney Carlos Costa. O evento foi conduzido por Leonel da Cunha, que é cabo da Policia Militar e instrutor do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas. Há vários anos o prefeito Renato Câmara incentiva ações para combater a violência e as drogas nas instituições de ensino.


Aproximadamente 150 alunos do Ensino Fundamental participaram desta ação. O instrutor fez o uso de vídeos para sensibilizar os estudantes. “Esse dia foi importante para  esclarecer o que é o ‘bullying’, como identificá-lo e quais as formas que os alunos têm para se defender deste tipo de agressão” disse Leonel.


O diretor da Escola Sideney, Ademir Baptistoni, ressaltou que através das palestras é possível sensibilizar, humanizar e provocar sentimento de indignação contra as injustiças que as vítimas de bullying sofrem.


O instrutor do Proerd lembrou que “o foco é mexer com o emocional dos alunos, levando-os a se colocarem no lugar da vítima e esclarecer a eles os resultados negativos que essa prática traz”. O evento contou ainda com a apresentação do cantor de hap MC Deley, que levou uma mensagem positiva contra as drogas e um testemunho de sua vida.


De acordo com o site Brasil Escola, Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos.


Proerd - Há 5 anos a prefeitura de Ivinhema e a Polícia Militar executam o PROERD. Tal iniciativa já capacitou aproximadamente 4.500 jovens e tem como objetivo proporcionar o crescimento e o desenvolvimento global de crianças e adolescentes, tornando-os cidadãos críticos, capazes de resistir às pressões para usarem drogas e, consequentemente, ajudarem na construção de um país melhor.


Durante o semestre, os alunos receberam, semanalmente, orientações sobre os tipos de drogas existentes, suas consequências negativas e os riscos à saúde, além de debaterem outros assuntos como a violência.  “O Proerd é uma ferramenta fundamental para orientar nossas crianças e adolescentes”, destacou a secretária de Educação de Ivinhema, Cleonice Colodeto Poggi.

Fonte: Agora MS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário