quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Bullying na PSP leva polícias a desistirem

Estudo mostra que há agentes vítimas de violência física e psicológica por parte dos colegas ou da hierarquia
Um estudo realizado pelo Instituto Superior da Maia revela que na PSP há agentes vítimas de violência física e psicológica por parte dos colegas ou da hierarquia (bullying e mobbing, respectivamente). A investigação, revelada esta quinta-feira pelo «DN», adianta ainda que estas formas de violência levam a um esgotamento físico e mental intenso e também «à saída prematura da profissão.

Em declarações ao «DN», Cecília Loureiro, coordenadora do estudo, explica que dos 93 polícias de todo o país que responderam ao inquérito, 77,2 por cento revelam que já foram vítimas em alguma altura da carreira.

Dois dos agentes que afirmam ter sido vítimas deste tipo de violência falaram ao jornal e explicam que tiveram que receber atendimento médico, que incluiu a terapia de grupo mas também avaliação física do grau de stress durante o dia de trabalho.

O presidente da ASPP, Paulo Rodrigues, disse ao «DN» que os casos de abandono da profissão «são pontuais» e que se devem muitas vezes ao facto de as hierarquias exigirem o cumprimento de objectivos. 

Fonte: TVi 24

Nenhum comentário:

Postar um comentário