domingo, 9 de outubro de 2011

Emanuel Pinheiro mobiliza embate contra violência nas escolas

Da Assessoria

O presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo a Criança, ao Adolescente e ao Idoso, deputado Emanuel Pinheiro (PR), com o objetivo de contribuir para diminuição da violência nas escolas, participou na manhã de hoje (07), do “Fórum Violência nas Escolas” promovido pela Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJC-MT) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O encontro discutiu o tema com policiais e lideranças comunitárias envolvidas no trabalho.

“Quero participar diretamente desse combate a violência. Como cuiabano, representante da população mato-grossense e presidente da Comissão de Direitos Humanos me coloco a disposição, não aceito de maneira alguma essa situação”, enfatizou.

Para o deputado essa ação da Seduc e da PJC é imprescindível para garantir paz nas escolas.
O presidente ainda ressaltou a importância da Polícia Civil dentro das unidades de ensino do Estado, com o propósito de estreitar a relação entre policiais, alunos e comunidade. “Com essa parceria educação e segurança é possível prevenir os ilícitos que ocorrem dentro das escolas”, apontou Pinheiro.

De acordo com Emanuel Pinheiro, a Lei n° 133 do governo boliviano, é um fator agravante para a disseminação das drogas e conseqüentemente a violência.

“Com uma única canetada o presidente da Bolívia, Evo Morales, passou a patrocinar a violência em nosso Estado”, ressaltou Pinheiro.

Emanuel Pinheiro chamou a atenção para o Executivo, Legislativo e Judiciário quando disse: “Não conseguimos democratizar a educação, saúde, segurança, direitos básicos da população e estamos sendo obrigados a assistir um poder paralelo democratizando a cocaína”, disparou. Segundo o deputado republicano 80% das drogas vêm para Mato Grosso. “Nosso Estado é considerado “corredor das drogas” por aqui ela entra e sai”, apontou.

O parlamentar informou que foi convocado pela Comissão de Relações Exteriores para falar em nome do Estado de Mato Grosso no Senado Federal, no dia 20 de outubro, em manifestação contraria a irresponsável lei boliviana. “Vou ao senado externar a indignação da nossa gente, e cobrar que os direitos humanos e a liberdade dos mato-grossenses sejam respeitados”, discorreu. O presidente da comissão encerrou sua fala parabenizando a Polícia Civil e a Seduc pelo brilhante trabalho.

O diretor geral adjunto, Sebastião Finoto da Silva, falou do projeto de criação de um site interligado diretamente com as escolas, que vai ser desenvolvido pela instituição. O projeto objetiva orientar os professores da rede pública como lidar com a violência nas escolas no intuito de reduzi-la.

Para Allan Benitez, gerente de projetos educativos – Seduc, o enfrentamento da violência escolar passa pela articulação entre as secretárias de educação e segurança pública e principalmente pela formação de um policial em educação e direitos humanos. Allan, ainda informou que o Fórum Estadual de Educação para Paz nas Escolas ocorrerá nos dias 10 e 11 de outubro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. 


Fonte: O Documento

Nenhum comentário:

Postar um comentário