quarta-feira, 19 de outubro de 2011

MS poderá ter disque-denúncia contra bullying

Mato Grosso do Sul poderá ter um disque-denúncia para casos de bullying caso seja aprovado projeto de decreto legislativo neste sentido apresentado hoje na Assembleia Legislativa pelo deputado estadual Diogo Tita (PPS).

Bullying é o termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica. O projeto quer diminuir a incidência de bullying nas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul.

O deputado propôs criar um serviço telefônico 0800 para atender reclamações e denúncias. Conforme o projeto, a SED (Secretaria de Estado de Educação) se responsabilizará para implantar o sistema.

No caso do encaminhamento das denúncias, a identidade do denunciante será mantida em sigilo.
O PDL apresentado por Tita destaca o bullying como ato violento feito de forma intencional e repetitiva contra um ou mais alunos que se encontram impossibilitados de fazer frente às agressões sofridas.

Uma série de ações é destacada pelo parlamentar para ser denunciada no serviço 0800 “Diga não ao Bullying”.

Violência verbal por meio de insultos, ofensas, apelidos pejorativos e degradantes; violência física de toda natureza, com ou sem lesão corporal; violência psicológica e moral, especialmente que denote constrangimento, humilhação, exclusão de convívio social, discriminação racial, religiosa e étnica; e violência virtual ou cyberbullying – bullying feito através da internet – associados à utilização de ferramentas tecnológicas como filmadoras e celular.

Fonte: Valdelice Bonifácio - Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário