sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Psicologia da FEF desenvolve ação contra o bulliyng nas escolas‏



















O bullying, nas suas variadas formas, é uma questão cada vez mais preocupante nas escolas. Diante desse problema crescente, o curso de Psicologia da Fundação Educacional de Fernandópolis desenvolve um trabalho contínuo visando atender as necessidades das escolas.
 
O mais recente trabalho envolveu 130 alunos dos períodos matutino e noturno da EE José Belúcio de Fernandópolis e contou com a participação dos alunos do 8º período do curso, sob supervisão da professora Renata Lima. A EE Saturnino Leon Arroyo será a próxima escola a receber o trabalho do curso de Psicologia da FEF.
 
Na palestra, os estagiários do curso de Psicologia buscam trabalhar o conceito de bullying para que as pessoas possam saber identificar quando esse fenômeno está ocorrendo. “Além disso, é realizado um trabalho de conscientização com relação aos efeitos do bullying no desenvolvimento emocional do indivíduo e suas consequências. São utilizadas imagens e vídeos para que possa haver maior sensibilização dos presentes”, explica.
 
Além das palestras, o curso de Psicologia da FEF conta com o estágio supervisionado em Psicologia Escolar que é mais amplo. “Os estagiários desenvolvem ações nas escolas, com o objetivo de identificar e intervir nos problemas variados, buscando a participação dos alunos, da equipe escolar e da família”, menciona a supervisora Renata Lima. Segundo ela, além de possibilitar à FEF desenvolver um trabalho social, o projeto permite aos alunos a oportunidade de atuarem de forma preventiva, informando e sensibilizando acerca de um tema tão atual e preocupante.
A coordenadora do curso de Psicologia, Conceição Polleto, revela também que a proposta prevê a intervenção nos casos mais graves. “Quando identificamos que o aluno necessita de acompanhamento psicológico individual, seja em caso de bullying ou mesmo quando a situação-problema é resultante de dificuldades ou conflitos familiares, ele é encaminhado para o serviço da Clínica-Escola da FEF, para que possa ser avaliado através de um processo psicodiagnóstico. Neste caso, a família também é encaminhada para o atendimento psicoterápico familiar ou de casal”, acrescenta a coordenadora. O atendimento na Clínica-Escola da FEF é gratuito.
 
De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia da FEF, o trabalho é disponibilizado a todas as instituições de ensino públicas e privadas.

Fonte:Assessoria de Imprensa 

Fonte: Região Noroeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário