terça-feira, 11 de outubro de 2011

Secretaria de Educação do estado da Bahia anuncia nomeação de novos docentes e lança serviços para saúde do professor

Foto: Claudionor Jr. Ascom/SEC
Na semana em que se comemora o Dia do Professor, celebrado em todo o País no dia 15 de outubro, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia anunciou a primeira nomeação de 1.559 professores aprovados no mais recente concurso para docente do Estado, realizado em 2011.
Além disso, comemorou dois anos de serviços prestados no SAC Educação e lançou novos serviços do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor. As novidades foram anunciadas na terça-feira (11/10), em evento comemorativo no SAC Educação, em Salvador, pelo secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto

Veja mais fotos da solenidade

“No programa Todos pela Escola, temos dois personagens muito importantes: o estudante, que precisa ter o seu direito de aprender garantido, e o professor, que também está na base desse trabalho. Não se promove a melhoria da educação sem que aconteça um acolhimento dos professores. A questão salarial é importante, por isso já pagamos acima do piso da categoria, mas não se resume a isso. É preciso a valorização de uma forma geral”, afirmou o secretário Osvaldo Barreto.

No dia 14/10 (sexta-feira), será publicado no Diário Oficial a nomeação de 1.559 professores, o primeiro grupo de um total de 3.200 docentes que serão nomeados até o início do ano letivo de 2012. Os novos professores vêm somar aos efetivos da rede estadual de ensino, atualmente 40 mil professores, um dos maiores quadros de pessoal do Estado da Bahia.

 
Paulo Henrique Sampaio, 46 anos, foi convocado no concurso e vê uma oportunidade para ajudar a transformar a educação. “Sou professor de matemática da rede particular de ensino há 20 anos. É a primeira vez que vou ensinar em uma escola pública e a minha expectativa é a de contribuir para o ensino público no Estado como um instrumento de transformação da educação e de formação de cidadãos com uma visão crítica da sociedade. Espero cumprir meu compromisso com a educação da melhor forma possível”, disse o professor, que mora em Lauro de Freitas.

“A chegada destes novos professores tem o objetivo de estabilizar e qualificar o quadro de professores. A contratação representa um aporte importante para a melhoria do ensino em todas as escolas da rede estadual da Bahia, assegurando o direito de aprender a todos os estudantes, o principal objetivo do programa Todos pela Escola”, afirma o secretário da Educação do Estado Osvaldo Barreto.

Atendimento aos professores – Um dos novos serviços que estão sendo lançados, este mês, é atendimento aos professores nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e serviço social. O serviço, com hora marcada, vai funcionar no SAC Educação, no Comércio. O programa, de caráter preventivo, possibilita que o professor tenha até três encontros com cada um dos profissionais.

Caso o docente precise de um atendimento ao longo prazo, que ultrapasse as três sessões, ele vai ser encaminhado para uma das faculdades parceiras do programa: Ufba, Uneb, FTC, Unime, UCSsal e Unijorge. Os educadores de outros municípios também podem agendar atendimento no programa. Para utilizar o serviço, é necessário agendar o atendimento pelo número 3117-1434.



Além disso, a Secretaria da Educação promove oficinas multidisciplinares para grupo de docentes. As oficinas já passaram por 180 escolas de Salvador, beneficiando mais de 2.500 professores. Na fase atual, 57 unidades escolares vão receber a visita da equipe, que é composta por 26 profissionais nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e serviço social. O atendimento acontece dentro da carga horária de atividade complementar do docente, com o objetivo de promover assistência, reabilitação, prevenção e promoção à saúde.

Microfone para o professor – Outra novidade que a Secretaria anuncia é a implantação de serviço de sonorização nas salas de aulas, a partir de 2012. Assim, os professores da rede estadual passarão a contar instrumentos aliados da voz: microfone e som. “Com o microfone, os professores poderão falar em um tom de voz mais baixo, diminuindo assim o desgaste vocal”, afirma Maria Lúcia Vaz Masson, doutora em Educação e professora do Departamento de Fonoaudiologia da Ufba. Ela informa que uma pesquisa realizada nos Estados Unidos avaliou a eficácia de algumas técnicas no sentido de poupar o esforço da voz e, entre elas, sobressaiu o sistema de amplificação e exercícios de ressonância.

Ouça a matéria sobre a nomeação

SAC Educação – Com 97% de aprovação dos usuários e uma média diária de 140 solicitações, o SAC Educação contabiliza mais de 63 mil atendimentos desde que foi inaugurado, em outubro de 2009. No local, os servidores podem obter informações, dar entrada e acompanhar processos funcionais, como pedidos de aposentadoria, abono permanência, licença-prêmio, gratificações e adicional por tempo de serviço.

“O SAC Educação representa um avanço muito grande na nossa política de respeito ao professor, com um ambiente de apoio importante, em uma parceria com a Secretaria da Administração do Estado da Bahia. É uma referência no Brasil em termos de atendimento ao público interno”, diz Osvaldo Barreto.

Fonte: Secretaria de Educação da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário