domingo, 9 de outubro de 2011

O jovem é o foco de programa realizado pela Prefeitura de Pinhais


Projeto “Jovem em Foco”, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, ofereceu aos estudantes várias oficinas Foto: Prefeitura de Pinhais

Diversos jovens das escolas estaduais de Pinhais tiveram, nesta quarta-feira (05), uma manhã repleta de atividades sobre importantes assuntos presentes no cotidiano. No Bosque Municipal, o Projeto “Jovem em Foco”, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, ofereceu aos estudantes quatro oficinas sobre os temas vulnerabilidade, bullying, drogas e sexualidade – gravidez na adolescência.

Durante a dinâmica das atividades, servidoras da Secretaria de Saúde buscaram interar a juventude presente com as diversas ações de prevenção. Segundo a diretora do Colégio Estadual Castelo Branco, Fátima Rios, a abordagem desses temas é essencial para os adolescentes. “As atividades foram extremamente importantes, pois no dia-a-dia o aluno se depara com algumas situações que ele tem dúvida”, explica.

Ao final do evento, os participantes fizeram apresentações culturais relacionadas aos assuntos abordados. Por exemplo, os educadores da oficina “Vulnerabilidade” buscaram trabalhar com os adolescentes alguns conceitos utilizando a construção de esculturas. Sobre sexualidade, o grupo encenou a situação de dois adolescentes que tiveram relação sexual e acabaram engravidando. Já o pessoal do bullying preferiu expor suas idéias através de mensagens que buscam educar os jovens a não praticar atos constrangedores com seus colegas. Por fim, a moçada que discutiu o tema “Drogas”, fez um coro e levou a mensagem “Drogas dizer não está em suas mãos”.  

Quem também gostou da idéia foi o estudante do Colégio Estadual Mathias Jacomel, Lucas Santos, de 14 anos. “É muito legal esse tipo de evento, porque a prevenção é algo que todo mundo deve levar a sério, e com um fácil entendimento as oficinas conseguiram explicar todos os temas”, afirma.

A Secretária de Saúde, Vilma Serra, destaca o empenho dos profissionais de saúde e das escolas que se envolveram nessa iniciativa. “Se hoje aqui conseguimos trabalhar estes importantes assuntos com a garotada, devemos muito ao envolvimento da nossa equipe e de todos que colaboraram. A intenção é continuar fomentando de forma fácil e clara temas relacionados a juventude”, completou.

O Projeto “Jovem em Foco”, contou com a participação dos Colégios Estaduais Rosi Galvão, Paulo Freire, Castelo Branco e Mathias Jacomel. Entre os parceiros da mobilização estão as Secretarias Municipais de Governo; Educação; Cultura, Esporte e Lazer; Desenvolvimento Econômico e as empresas: Stival; Carrefour; Vidraçaria Reis; Positiva Auto Peças e Expresso Azul. 

Fonte: Agora Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário