quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Pais assistem palestra sobre violência e comportamento do aluno na escola

Fonte: Infonet
Violência, bullying, drogas, comportamento do aluno, preservação do patrimônio, o papel dos pais, sexualidade, ética, família debatidos pela Defnsoria Pública do Estado



Pais compareceram às palestras no Colégio Vitória do Santa Maria (Foto: Divulgação Defensoria Pública)
A Ouvidoria e a Defensoria Pública do Estado vêm promovendo um ciclo de palestras nas escolas. O objetivo é mostrar o papel de cada órgão e debater diversos temas como violência, bullying, drogas, comportamento do aluno, preservação do patrimônio, o papel dos pais, sexualidade, ética, família, entre outros.

O projeto “Ouvidoria e Defensoria Pública nas Escolas” vem se estendendo também para pais, líderes comunitários, professores e toda comunidade. “Precisamos mostrar para todos que existem dois órgãos que podem ajudar tanto nas questões de direito quanto na educação, saúde, saneamento básico, entre outras reivindicações. Essa ação conjunta beneficia não só os alunos, como também a comunidade que luta pelos seus direitos”, afirmou a assistente social do CIAPS da Defensoria Pública, Maria das Graças.

O espaço do Colégio Estadual Vitória do Santa Maria, localizado no Bairro Santa Maria, ficou completamente lotado. Cerca de 200 pais assistiram palestra ministrada por uma equipe da Defensoria Pública composta por assistentes sociais e psicólogos, além de professores e técnicos da Ouvidoria do Estado que debateram temas como violência, o papel da Defensoria Pública e Ouvidoria, o papel dos pais e o comportamento do aluno na escola.

Segundo o diretor do Vitória do Santa Maria, José Gomes dos Santos Júnior, a escola já cria uma rede de proteção e prevenção orientando os alunos sobre diferentes aspectos.  “Realizamos palestras desde 2008, onde trabalhamos diversos temas, além de criamos programas de inclusão no mercado de trabalho através de parcerias com o SENAI, SENAC e FAT com a disponibilização de 200 vagas para cursos profissionalizantes. A Defensoria Pública ajuda nas questões de direitos e deveres, contribuindo para a formação integral do aluno à comunidade e a Ouvidoria aproxima o cidadão para que ele possa reivindicar melhorias”, enfatizou.

A dona de casa, Josélia da Costa, elogiou a iniciativa e destacou a participação dos pais nas escolas. “Tenho 8 filhos e os crio sem pai, mas acompanho todos nos estudos. Vivo apenas da bolsa família e R$ 50 por semana com a venda de espetinho, mas nem por isso deixo de cumprir o meu papel de mãe. Meu filho, de 21 anos, pregou um adesivo na porta do banheiro da escola e eu o repreendi mostrando que ele estava deteriorando um patrimônio que é dele", conta.

"Meu outro filho de 13 anos ia ao colégio, mas deixava o caderno em cima da carteira e saia para brincar. Nem os professores desconfiaram que ele não assistia às aulas e só descobri quando fui ao colégio sem ninguém saber e vi que ele perdia aula para ficar na lan house. Pedi ajuda ao professor Fabinho, instrutor de uma academia e ele conversou com meu filho, deu conselhos e graças a Deus hoje freqüenta as aulas normalmente. Se eu não freqüentasse a escola jamais descobriria que ele estava sem assistir às aulas, por isso, essas palestras são importantes para alertar os pais”, completou.

Para o coordenador do colégio, Daniel Vieira Santos, a Defensoria Pública é mais um meio para que o aluno cresça consciente dos seus direitos e deveres. “A comunidade está sedenta por melhorias e com a Defensoria Pública e Ouvidoria todas as reivindicações poderão ser atendidas, além de proporcionar aos alunos o conhecimento sobre o que é certo e errado”, destacou.

Após a palestra, os alunos encenaram uma peça falando dos direitos e deveres do cidadão.  “Mostramos que existe a Ouvidoria e a Defensoria Pública para orientar o cidadão para que ele busque melhorias e procure valer os seus direitos. Os alunos representaram isso muito bem”, elogiou Maria das Graças.

As palestras se estendem até o dia 09 de Novembro. As próximas escolas a receberem a equipe da Ouvidoria e Defensoria Pública são: Colégio Estadual Secretário Francisco Rosa, localizado no Conjunto Bugio; Colégio Estadual Barão de Mauá, no Conjunto Orlando Dantas; Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, no Bairro Industrial e Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, Bairro Getúlio Vargas.

Fonte: Ascom Defensoria Pública Estadual

Nenhum comentário:

Postar um comentário