quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Alunos buscam estreitar laços entre escolas e acabar com casos de violência

Da Assessoria

Na última sexta-feira (21), Bruno Barcellos, Assessor Jurídico da Defensoria Pública foi convidado por representantes do Grêmio Estudantil da Escola Estadual Presidente Médici para ser palestrante em um evento idealizado pelos alunos.

Com o foco em temas como bullying, drogas e violência, Bruno mostrou, em sua apresentação, que as mudanças começam na escola. A unidade de ensino, os colegas, professores e servidores acabam se transformando em uma segunda família para os alunos.
A iniciativa, de acordo com os representantes do Grêmio, tem a finalidade de acabar com a rivalidade existente entre as escolas, o que muitas vezes acabava em briga quando estudantes de escolas diferentes se encontravam.

“O Médici evoluiu muito. Tempos atrás era muito violento, tinha briga entre escolas, rivalidade. Se nós saíssemos nas ruas era briga certa”, afirma Caio Henrique estudante do Presidente Médici.
Segundo Bruno Barcellos, esta atitude tomada pelos alunos, que futuramente podem ser médicos, deputados etc., é muito interessante. Criar o espaço de diálogo entre estudantes, escolas e professores ajuda a despertar a consciência dos alunos. “É exatamente despertando a consciência que se muda o padrão de pensamento. E evita-se, assim, que muitos jovens vão para mundo das drogas e violência”, assegura o Assessor Jurídico.

A proposta dos jovens, que estão a menos de dois meses na direção do Grêmio, é realizar outro evento deste porte e com uma estrutura que permita que a mensagem chegue da melhor forma aos alunos.

O interesse em contribuir para o futuro dos colegas pode ser demonstrado também em capacitações que os representantes irão passar. Os jovens já foram convidados para um Congresso em Chapada dos Guimarães nos dias 05 e 06 de novembro. No mês de dezembro, os representantes do Grêmio Estudantil irão para o estado de São Paulo e asseguram que essas etapas irão acrescentar e fornecer conhecimento para transmitir para outros estudantes. 

Fonte: O Documento

Nenhum comentário:

Postar um comentário