sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Bullying Corporativo

Mais comum do que se imagina, esse problema pode ser combatido com uma comunicação interna focada na conscientização dos profissionais

Famoso por ser praticado nas escolas, o bullying tem como objetivo discriminar uma pessoa em específico. Apesar de muitos terem a consciência sobre a existência dessa prática, o bullying também ocorre no meio corporativo.

bullying-no-trabalho-350Assim como o bullying escolar, o corporativo discrimina por características físicas, sotaque, naturalidade ou qualquer coisa que possa virar motivo de deboche. Além disso, podem existir calotes, humilhações, apelidos e brincadeiras de mau gosto. Essas atitudes crescem silenciosamente dentro da empresa, uma vez que os agressores geralmente chantageiam o alvo de alguma maneira.

Para quem sofre bullying corporativo, as consequências mais frequentes são: baixa autoestima, depressão, queda de rendimento no trabalho, atrasos e faltas. Essas atitudes afetam não só a credibilidade do profissional, como também o desempenho da empresa.

O bullying geralmente não tem um motivo sério para acontecer, mas quase sempre começa quando uma pessoa se sente ameaçada por outra por medo de ser demitida, ofuscada ou de que o colega seja promovido.

Para evitar esse tipo de prática dentro da empresa, algumas atitudes podem ser tomadas. A primeira é não aceitar provocações. O agredido não deve responder ou aceitar qualquer tipo de ofensa, pois é exatamente isso que o agressor quer - que ele se sinta intimidado ou magoado. A segunda coisa a ser feita para quem sofre bullying ou presenciou o ato é denunciar ao superior.

A utilização da comunicação interna da empresa com murais e informativos ajudam muito na conscientização de todos os profissionais. Palestras e bate-papos entre os colaboradores também são formas de prevenir esse tipo de situação na empresa.

Para quem sofre com a discriminação, procurar a ajuda de um psicólogo pode ajudar a enfrentar os próprios complexos. A ajuda dos superiores e da família também é muito importante nesse processo.

Para os superiores e líderes, a dica é ficar atento aos sinais: colegas evitando trabalhar juntos, o surgimento de um novo apelido de um colega de trabalho ou a exclusão de um membro da equipe. Esses são alguns indícios de uma possível prática de bullying. Se esse for o caso, promova uma conversa com os envolvidos para entender os problemas de cada um, o que é determinante para resolver o problema. 

  Fonte: Amanhã   

Nenhum comentário:

Postar um comentário