domingo, 9 de outubro de 2011

A Paz na Escola será tema de Fórum da Educação

Da Assessoria

Após três meses de debates regionais, num total de 12 reuniões realizadas em Pré-Fóruns por todo o Estado, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) realiza nesta segunda e terça-feira ( 10 e 11.10), no Hotel Fazenda Mato Grosso, o I Fórum Estadual da Educação “Paz na Escola”.

O Fórum “Paz na Escola” é uma resposta da sociedade e Secretaria de Estado de Educação, por meio de ações governamentais, paras a construção de políticas públicas de prevenção ao enfrentamento da violência no contexto escolar. O evento realizado durante dois dias terá como foco o aumento da violência. No primeiro, estão programadas ações de contextualização da violência na sociedade e os impactos dessas práticas no espaço escolar. No segundo dia serão formulados, a partir de discussões coletivas, efetivamente como se darão as ações.
PALESTRAS

A palestra de abertura trará o tema “Violência da Contemporaneidade” com o professor doutor, da área de Sociologia, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Francisco Xavier Freire. Na segunda palestra do dia, o gerente de Projetos Educacionais da Seduc, Allan Benitez, tratará sobre “Violência no contexto Escolar”. Benitez é o responsável na Seduc-MT por gerenciar os projetos cujo as propostas estão voltadas para o combate a violência no ambiente escolar.

Em um terceiro momento o Fórum traz experiências positivas vivenciadas pela Secretária de Estado de Educação do Paraná, que resultaram em mudanças na incidência de violência e conflitos nas escolas. No último dia de evento, o Fórum irá, apresentar, encaminhar e sistematizar as propostas retiradas durante as discussões realizadas nos Pré- Fóruns. O objetivo final é construir com um documento ações que assegurem “Paz na Escola”.

Os Pré-Fóruns apresentaram encaminhamentos que foram sistematizados com a ajuda do técnico da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), Edmar Augusto Vieira, que acompanhou as reuniões e organizou sistematicamente a vontade coletiva. Vieira será um dos palestrantes do encontro.

O Fórum é uma ação da Educação que resultará em práticas construídas coletivamente com programas e ações intersetoriais (Educação, Segurança Pública, Saúde, Direitos Humanos, Assistência Social). O objetivo final, destaca o gerente de Projetos Educativos, Allan Benitez, é “planejadas, gestar, monitor e avaliar as práticas no âmbito governamental, mas com a participação efetiva dos representantes da sociedade”, disse. 


Fonte: O Documento

Nenhum comentário:

Postar um comentário