segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Parcerias entre o Estado e Município reforçam ações da Segurança Pública

Bombeiros e as Polícias Civil e Militar ampliam cooperação com a Guarda Municipal de São Luís
 
O secretário municipal de Segurança com Cidadania, Luiz Carlos Magalhães, declarou na manhã de ontem que, graças à determinação do prefeito João Castelo, a Guarda Municipal de São Luís está totalmente inserida no contexto do Sistema de Segurança Pública da Capital.

Em entrevista ao Jornal Pequeno, Magalhães observou que o Estado e o Município estão conseguindo avançar consideravelmente em ações conjuntas, para reforçar a prevenção e o combate à violência e à criminalidade. 'Não se faz Segurança Pública sozinho e de forma isolada', afirma o secretário.

Segundo ele, a Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) tem obtido um apoio muito forte do Corpo de Bombeiros nas ações dos Salva-vidas e da Defesa Civil. E A Polícia Civil tem sido uma parceira de primeira hora em todas as atividades da Semusc, especialmente nas ações conjuntas de enfrentamento à poluição sonora e pirataria.

'Na verdade, no fluxo de Justiça Criminal temos diversos atores e quando a Guarda Municipal se depara com um crime em flagrante o caminho legal é o encaminhamento para a Polícia Civil. Portanto, sempre estamos juntos na luta contra a violência', afirmou Luiz Carlos Magalhães, nesta entrevista:
 
Jornal Pequeno – E como se dá o trabalho com os demais órgãos do Sistema de Segurança Pública?
 
Luiz Carlos Magalhães – No tocante à Polícia Militar nossa parceria é mais forte, por ser mais constante. Quase toda semana temos atividades conjuntas com a briosa Policia Militar do Estado do Maranhão. A própria Superintendência da Polícia Federal tem uma forte parceria conosco. O curso de tiro dos guardas municipais é ministrado com instrutores da Polícia Federal. A integração das forças federais, estaduais e municipais aqui na capital é real e efetiva.
 
JP – Qual foi a intenção do prefeito João Castelo ao criar a Secretaria de Segurança com Cidadania?
 
Magalhães – A Lei 5.077 de 27 de abril de 2009 que criou a Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) diz que sua finalidade é a de definir, executar e coordenar a Política Municipal de Segurança Pública com Cidadania, realizando ações de prevenção do crime, da criminalidade e da desordem pública, bem como a defesa civil e ações conexas, em articulação com as políticas de segurança pública de órgãos federais, estaduais e municipais, e com instituições não governamentais socialmente comprometidas com a execução das mesmas.

Portanto, podemos observar que as Ações Integradas de Segurança Pública estão presentes já no 'registro de nascimento' do órgão, tanto que possuímos um Assessor Especial de Gestão Integrada Municipal, o senhor Antônio Carlos Annes.

A intenção do prefeito João Castelo foi de dar sua contribuição para que o município pudesse ter um órgão que ajudasse na implantação de políticas públicas com foco na prevenção do crime e da criminalidade, orientando os trabalhos da Defesa Civil e da Guarda Municipal de São Luís nesse sentido.

Nesse aspecto não temos dúvidas de que a Semusc, por meio dos seus órgãos, vem contribuindo de forma efetiva para o resgate de jovens e crianças das influências do crime e da violência.
 
JP – Que trabalhos a Semusc desenvolve para a prevenção da violência e da criminalidade em São Luís?
 
Magalhães – A Guarda Municipal de São Luís possui cinco grupos específicos: o Grupo de Ações Comunitárias (GAC), o Grupo de Patrimônio e Operações (GPO), o Grupo de Apoio ao Turismo (GAT), o Grupo de Segurança Escolar (GSE) e o Grupo de Proteção Ambiental (GPA), além do Corpo de Salva Vidas e da Banda da Guarda Municipal.

Sempre procuramos incentivar que os próprios guardas municipais utilizem seus talentos e treinamentos técnicos para que com criatividade elaborem projetos que nos ajude a implantar a cultura de paz em São Luís.

Podemos destacar projetos como a Blitz Ambiental do GPA; o Projeto Minha Escola uma Casa de Paz e Bullying Isso não é Brincadeira do GSE; Beleza com Cidadania e Ações Sociais do GAC; Projeto Turista Legal e Passeios Educativos no Centro Histórico do GAT; As atividades de patrulhamento preventivo nos Terminais de Integração, Parque do Bom Menino, jogos de futebol do Nhozinho Santos e eventos festivos da Prefeitura (Carnaval, São João etc) realizado pelo GPO; Atividades educativas e preventivas realizadas nas praias pelos Salva-vidas, além das apresentações da Banda que buscam aguçar a curiosidade pela música que é um forte catalizador do bem em uma sociedade.
 
JP – De que forma a Segurança com Cidadania busca dialogar com a sociedade?
 
Magalhães – A Semusc possui uma Ouvidoria cuja titular é a psicóloga Dra. Rita Calmon. A Ouvidoria está instalada no Complexo Municipal de Segurança com Cidadania, no bairro da Alemanha. Esse setor da Semusc está sempre à disposição da sociedade para coletar reclamações ou sugestões pelo telefone 3212.8474.

Temos também uma parceria muito forte com o ONG Disque Denúncia do Maranhão, e temos inclusive uma Guarda Municipal atuando no apoio dessa parceira na sede do Disque Denúncia do Maranhão.

Entretanto, a nossa Ouvidora nos trouxe a proposta de estar mais próxima da população e elaborou um cronograma onde a sua equipe irá percorrer os locais que a Guarda Municipal atua, inicialmente no Terminais de Integração, para realizar pesquisa de satisfação e ouvir a população sobre como podemos melhorar nossos serviços. Essa atividade tem previsão para começar no final de novembro, por ocasião do aumento do fluxo de pessoas que ocorre no final de ano.

Fonte: Jornal Pequeno

Nenhum comentário:

Postar um comentário