domingo, 9 de outubro de 2011

Prefeita mirim: exercendo a democracia desde criança

 

Aprender a democracia desde pe­queno: assim é a rotina de quem par­ticipa da Prefeitura Mirim, iniciativa que existe há 25 anos em Taquara. Do exercício da administração mirim já surgiram nomes como o da vice-prefeita Michelle Sápiras, sempre lembrada como uma liderança “desde pequena”. Atualmente, o projeto tem à frente a coordenadora Helena Breyer e a prefeita mirim Enírian de Oliveira Bittencourt, 14 anos (foto).

A atual prefeita mirim explica que os participantes da iniciativa desen­volvem como principais habilidades a liderança e o trabalho em grupo. Mas a tomada de decisões, habitual da política, também é exercida num ambiente democrático.

Atualmente, a Prefeitura Mirim trabalha com o projeto “Para onde os adolescentes estão indo?”, voltado à prevenção contra as drogas. A inicia­tiva compreende um teatro que está sendo apresentado em várias escolas de Taquara, com linguagem intuitiva, tratando temas como álcool, prostitui­ção, bullying, entre outros. Contudo, desde o início da atual gestão também já foram desenvolvidas iniciativas em prol do meio ambiente, como a Cami­nhada da Conscientização, no segun­do semestre de 2010.


Fonte: Jornal Panorama

Nenhum comentário:

Postar um comentário