quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Maranguape conquista Selo Escola Solidária

“Projeto que identifica, reconhece e fortalece as escolas brasileiras como núcleos de cidadania em suas próprias comunidades”. Assim, o site do Instituto Faça Parte define o perfil das escolas que podem concorrer ao Selo Escola Solidária. Em Maranguape, duas escolas da Rede Municipal foram contempladas com o selo: Escola José de Moura e Escola de Tempo Integral Mário Valentim.


“As iniciativas das escolas mostram que com dedicação dos professores e participação dosalunos é possível realizar grandes projetos que apresentem valores e possam modificar a realidade dos alunos e da comunidade”, justifica o Prefeito George Valentim (PCdoB).

O Secretario de Educação, Gilvan Paiva acompanha de perto os projetos e parabeniza toda a comunidade escolar pelo reconhecimento. "É gratificante como Secretário e principalmente como educador que sou, ver o resultado desse trabalho coletivo. Isso não seria possível sem o esforço e colaboração dos educadores, funcionários, alunos e da família. Esperamos que estes projetos estimulem as escolas a buscarem novas formas de interação e aprendizado dos alunos", explica.

A Escola Municipal José de Moura apresentou o projeto “Não ao Bullying e Sim à Cultura de Paz nas Escolas”, que incentivou a formação pessoal e social e Direitos humanos para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, envolvendo também os diretores, coordenadores, professores, pais, funcionários e a comunidade. Participaram diretamente do projeto 50 anos. Esta ação foi criada para sensibilizar quanto a inclusão de alunos com necessidades especiais no contexto escolar. Para isso, foram realizadas diversas atividades como apresentação de vídeos e seminários. Segundo a coordenadora do projeto, profa. Nádia Almeida, “O objetivo central que é construir processos de humanização e uma cultura de paz na escola foi positivo desde as primeiras atividades. Já podemos notar a diferença nos alunos”, explica.

Através da linguagem artística a Escola Tempo Integral Mário Valentim envolveu 30 alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental alunos no projeto “Cantando e Alegrando Vidas” (foto). Semanalmente, os alunos são acompanhados pelo professor de coral, Ilano Brabosa, que trabalha a autoestima estimulando-os a mostrarem seu talento. E essa alegria da garotada foi levada para diversas apresentações, até mesmo fora do ambiente escolar: Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação, Prefeitura e Hospital.

Para a responsável pelo projeto, profa. Marileuda de Souza, “as aulas de música tem contribuído para a participação em grupo, a interação, a leitura, o raciocínio e a atenção, além do respeito mútuo, entre os alunos, diminuindo a indisciplina”.

Saiba mais

O Selo Escola Solidária foi criado em 2003 já reconheceu escolas de educação básica, públicas e particulares, em todos os Estados brasileiros. Esta iniciativa é uma realização do Instituto Faça Parte em parceria com MEC (Ministério da Educação), Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Unesco, OEI e Unicef e acontece a cada dois anos.

Objetivos gerais do Selo Escola Solidária

* Reconhecer e fortalecer a escola como núcleo de cidadania em sua própria comunidade;
* Propiciar a troca de experiências e articulações entre Escolas Solidárias;
* Reconhecer e divulgar as ações e os projetos de voluntariado educativo exemplares;
* Incentivar a prática do voluntariado educativo;
* Criar uma Rede de Escolas Solidárias

Fonte: Prefeitura de Maranguape


Portal Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário