sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Uma família feliz: criança de 10 anos faz crítica de nova animação

GAZETA DO POVO

E para contar um pouco mais sobre o longa, o Guia convidou a Helena, uma menina de dez anos, para assistir

MARINA FABRI



Em Uma Família Feliz, animação que chega essa semana aos cinemas brasileiros, o que se vê é justamente o contrário: uma família que se deixou abater pelos pequenos grandes problemas cotidianos. A mãe, a atrapalhada Emma, tem uma loja de livros, está endividada e se esforça para dar conta de tudo – cuidar dos filhos, da casa, do trabalho. O paio apático Frank, trabalha demais e está sempre ausente para a família. Os filhos, Fay e Max, sofrem com os típicos problemas infantis/adolescentes – bullying na escola e a tentativa de se encaixar em padrões.

Querendo unir a família para uma noite de diversão, Emma faz fantasias para todos curtirem uma festa de Halloween juntos. Só que uma bruxa, a pedido de Drácula (ele mesmo), trasforma toda a família em monstros. Emma vira vampira, Frank se transforma no Frankenstein, Fay vira uma múmia e Max simpático lobisomem. Está dado o desafio: agora a família Wishbone precisa encontrar novamente a bruxa para que desfaça o feitiço.
E o filme, vale a pena? Com a palavra: Helena
E, como a animação é voltada para os pequenos, o Guia Gazeta do Povo apostou numa estratégia diferente. Já que a imprensa consegue assistir aos filmes antes da sua estreia oficial, para poder falar um pouco mais sobre eles, quem foi ver o filme (junto comigo, Marina) foi a Helena Domingos Ferreira. E é por isso que a opinião sobre Uma Família Feliz por aqui é dela.
Helena tem 10 anos (quase 11!) e ama desenhar – ela até sonha em trabalhar com animações um dia (ela, inclusive, me mostrou um desenho dela e eu achei ela super talentosa – vai fundo, Helena!). A sessão foi numa segunda-feira de manhã, como ela estuda à tarde, topou o desafio.
“O mais legal é que o filme fala de temas que estão mesmo na nossa vida – como o bullying no caso do irmão mais novo, e mesmo a dificuldade para se aceitar como é, no caso da irmã mais velha. Acho que é fácil a gente se identificar com eles – além disso, tem também a convivência em família, que nem sempre é fácil, e o relacionamento com os irmãos”, me disse ela, que é a caçula de três irmãos, depois da sessão. Outra coisa que chamou atenção dela foi o visual do filme, que realmente é caprichado, e alguns personagens, como os morceguinhos que moram com Drácula.
A animação foi dirigida pelo alemão Holger Tappe (de Tô de Férias) e é baseada em um livro homônimo do também alemão David Safier. Na versão brasileira, quem empresta a voz a Emma é a atriz Juliana Paes, que diz que aceitou o desafio justamente para agradar aos seus filhos, de 6 e 4 anos. O filme já está em cartaz em vários cinemas da cidade – confira a programação abaixo – lembrando que quem é assinante da Gazeta do Povo tem 50% de desconto nos ingressos em várias redes de cinema da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário