sexta-feira, 4 de agosto de 2017

A importância dos pais na vida escolar dos filhos

SEGS

As aulas na maioria dos colégios de todo o país já recomeçaram. É mais um semestre de provas, estudos e lições de casa. Não só para os alunos, como também para seus pais. Isso porque a participação deles na vida escolar dos filhos influencia total e diretamente em seu desempenho, os auxiliando e dando direcionamento nos casos de dificuldade na assimilação de determinado conteúdo.
“Evidentemente, não há como garantir que a participação ativa dos pais garanta notas excelentes, mas, certamente contribui para melhores resultados, uma vez que dá segurança ao estudante no processo de aprendizagem, além de ajudar o filho na organização dos estudos e na priorização de tarefas e de responsabilidades”, destaca Tânia Medeiros, coordenadora pedagógica do Sistema Maxi de Ensino.
Um dos pontos centrais nessa influência é a motivação, “ferramenta poderosa para que o estudante não saia do foco e chegue ao final do ano letivo sem problemas”, explica Tânia. Mas, além da motivação, a coordenadora pedagógica do Sistema Maxi de Ensino orienta que pais usem a vida escolar dos filhos para ensiná-los a serem responsáveis.
“Mostre a ele que todas as pessoas têm suas responsabilidades, inclusive ele, que deve seguir as orientações e recomendações dadas pelos professores. Oriente-o, de forma a criar uma rotina de estudo, ressaltando que ter essa responsabilidade é fundamental para se alcançar o sucesso no futuro, com um bom emprego, uma boa carreira e estabilidade financeira”, diz a pedagoga.
Para ajudar pais de primeira viagem ou que erraram no passado, Tânia Medeiros dá algumas dicas:
- Ajude o filho a estabelecer uma rotina diária de estudos, mas sem fazer pressão e sem deixar totalmente fora da agenda um tempo para relaxamento e diversão. Esse escape é essencial! Organizem juntos essa agenda.
- Mostre a ele que você acompanha tudo de perto e sabe exatamente o que se passa na escola. Tenha em mãos o calendário de provas e ajude-o a conduzir os estudos e administrar o tempo para se preparar para todas as disciplinas, principalmente aquelas que ele tenha mais dificuldades.
- Não hesite e nem adie procurar ajuda de professores para reforçar disciplinas que o filho apresente dificuldades. Essa ajuda não precisa necessariamente vir de um professor particular; pode ser de um amigo, parente ou vizinho que tenha maior conhecimento naquele conteúdo.
- Acompanhe diariamente o momento da lição de casa. Dá trabalho, mas, dessa forma, conseguirá perceber eventuais desatenções ou dificuldades em tempo de superá-las.
- Atente-se ao lado emocional de seu filho. Esse cuidado é fundamental para o sucesso em sua vida escolar. Fique atento às mudanças de comportamento, que podem indicar bullying, transtornos de déficit de atenção ou excesso de ansiedade, entre outros males que afetam diretamente o seu desempenho escolar.
- Não deixe de valorizar suas conquistas. Isso fará com que ele se mantenha motivado a manter o bom desempenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário