terça-feira, 15 de agosto de 2017

Eyeshield 21 – Autor comenta Rating do Manga nos EUA

Shonen Jump vai lançar 6 Novas Séries Manga
Eyeshield 21

Quando o comediante Mikio Date, do duo Sandwichman, perguntou sobre o estado da publicação americana da obra manga, Inagaki-sensei respondeu que a série está a ser publicada com um rótulo de “maiores de 18”.
Quanto à razão para o rating, Inagaki-sensei disse, “Existe um estudante de liceu que, aleatoriamente, dispara armas de fogo”. Ele disse que tal retrato pode causar problemas na América, enquanto que no Japão é visto como uma piada (gag).

Eyeshield 21 - Autor comenta Rating do Manga nos EUA

O outro anfitrião do programa, Takeshi Tomizawa, denotou que o rating é o resultado de diferenças culturais. Date respondeu que o rating etário se deve ao estatuto da América como “sociedade de armas”.

Sinopse:
Na história do manga, Kobayakawa Sena é um franganote que é alvo constante de bullying na escola. Contudo, ser o moço dos recados de todos os abusadores, fez dele rápido e ágil. Num desses recados, Sena chama a atenção de Hiruma Youichi, o “demoníaco” quarterback da equipa de Futebol Americano do seu liceu, que o recruta como arma secreta da equipa, na posição de running back. O segredo da identidade de cena é mantido pelo visor verde escuro do seu capacete e, usando a camisola com o número #21, Sena é agora “Eyeshield 21”. 

Eyeshield 21 - Autor comenta Rating do Manga nos EUA

Hiruma é um aluno de 17 anos que na série expressa as suas emoções de forma violenta, como disparar grandes armas para o ar. Adicionalmente, ele refere-se a companheiros de equipa, Deimon Devil Bats, com nomes que começam com “fucking”, e tem vários maneirismos vulgares e ameaçadores.
A adaptação em série anime (2005) fez algumas alterações ao manga original, para reduzir o uso de linguagem profana, e referências a armas e apostas.

Eyeshield 21 - Autor comenta Rating do Manga nos EUA

Notícias sobre o rating Americano do manga, circularam recentemente em websites nipónicos. A origem da confirmação de Inagaki-sensei relativamente ao rating de “maiores de 18” do manga nos EUA, não é clara.
Os sistemas de rating no Japão e América diferem. Contudo, o lançamento domanga pela Viz Media está listado como “maiores de 16” nos Estados Unidos, e a distribuição da adaptação anime pela Sentai Filmworks está listada para “maiores de 13”.

Viz Media publicou o 37º e último volume de Eyeshield 21, na América do Norte, em outubro de 2011.
Além da série anime, o manga inspirou, em 2003, o filme anime Eyeshield 21: The Phantom Golden Bowl.

Eyeshield 21 – Capa Volume #37 (Shueisha – Japão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário