sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Na Bahia, ONU lança iniciativa para combater desigualdades de gênero na escola

A ONU Mulheres participou em julho (26) do lançamento do currículo “O Valente Não é Violento” em Salvador, na Bahia. Iniciativa desenvolvida pelas Nações Unidas visa combater o machismo e as desigualdades de gênero por meio da formação escolar. Programa pedagógico será implementado ao longo do segundo semestre de 2017, em escolas da rede pública do estado.
Currículo 'O Valente não É Violento' foi lançado na escola estadual Severino Vieira, na Bahia. Foto: ONU MulheresCurrículo 'O Valente não É Violento' foi lançado na escola estadual Severino Vieira, na Bahia. Foto: ONU Mulheres
Currículo ‘O Valente não É Violento’ foi lançado na escola estadual Severino Vieira, na Bahia. Foto: ONU Mulheres
ONU Mulheres participou em julho (26) do lançamento do currículo “O Valente Não é Violento” em Salvador, na Bahia. Iniciativa desenvolvida pelas Nações Unidas visa combater o machismo e as desigualdades de gênero por meio da formação escolar. Apresentação do programa pedagógico marcou as atividades da agência da ONU para o Dia Laranja pelo Fim da Violência contra as Mulheres e Meninas, lembrado no dia 25 de cada mês.
“Para além do abuso sexual, as meninas enfrentam uma série violências como o bullying, o assédio sexual e moral e a intimidação, em casos que expõem a dinâmica desigual de poder entre meninos e meninas. Tais problemas se agravam à medida que fatores culturais como a desigualdade de gênero, raça e classe social amplificam a vulnerabilidade das mulheres e meninas”, afirmou a gerente de programas da ONU Mulheres, Joana Chagas.
O lançamento do projeto das Nações Unidas contou com um debate sobre a prática cada vez mais recorrente do cyberbullying e também sobre os riscos de violência no mundo virtual. Encontro reuniu mais de 300 alunos do ensino médio da escola estadual Severino Vieira, da rede pública.
Também participaram professores e representantes das Secretarias estaduais de Políticas para as Mulheres, de Promoção da Igualdade Racial e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.
Em 2013, 81% dos materiais na internet que continham abuso sexual de crianças retratavam meninas, segundo a agência das Nações Unidas. Essas vítimas tiveram imagens delas transmitidas indevidamente e sofreram abuso por meio das redes.
Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da ONU, compromisso que pauta o Dia Laranja, tem, no seu Objetivo nº 5, a garantia do acesso das mulheres ao empoderamento tecnológico como um dos principais indicadores de progresso.
“Para atingir esse objetivo, é necessário garantir que a internet seja um lugar seguro e que permita que todas as mulheres e meninas exerçam seu pleno potencial como cidadãs”, disse Joana.
O currículo “O Valente Não é Violento” será implementado em escolas da Bahia e do Rio Grande do Norte como projetos-pilotos da ONU. O objetivo é avaliar o impacto da iniciativa e como o programa pode contribuir efetivamente para a promoção da igualdade de gênero.
O programa pedagógico é uma ferramenta para conscientizar meninos e meninas sobre o direito das mulheres de viver sem violência. O material traz planos de aula com as temáticas Sexo, Gênero e Poder; Violências e suas Interfaces; Estereótipos de Gênero e Esportes; Estereótipos de Gênero na Mídia; Carreiras e Profissões; e Vulnerabilidades e Prevenção. O projeto foi financiado pelo União Europeia e revisado pela área de Projetos de Educação da UNESCO.
O currículo será implementado ao longo do segundo semestre de 2017. Entre as etapas previstas pelo projeto-piloto na Bahia, está a formação de 30 professores da rede pública de ensino.
Saiba mais sobre a iniciativa “O Valente Não é Violento” clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário