terça-feira, 29 de agosto de 2017

Após ataques, Miss Brasil deve denunciar 'racistas da internet'

CORREIO 24 HORAS

"Existe uma lei que combate o racismo, e essas pessoas que a desrespeitaram precisam pagar pelo que fizeram"

Logo que foi coroada Miss Brasil, a piauiense Monalysa Alcântara se viu alvo de muitos ataques racistas nas redes sociais. A jovem de 18 anos, no entanto, pretende acionar judicialmente os responsáveis pelas mensagens discriminatórias. Em entrevista à Folha de São Paulo, a jovem de 18 anos lembrou os ataques racistas sofridos pela atriz Taís Araújo e pela jornalista Maju Coutinho em 2016. As duas denunciaram o caso e conseguiram identificar os autores das injúrias raciais.
"Estou muito feliz e ainda estou comemorando o resultado do concurso", disse Monalysa, que  venceu a disputa entre outras 26 representantes de Estados brasileiros. "Mas, com certeza vou acionar a Justiça. Existe uma lei que combate o racismo, e essas pessoas que a desrespeitaram precisam pagar pelo que fizeram", disse à Folha.
Monalysa Alcântara é a terceira negra na história do concurso a conquistar o título. No ano passado, Raíssa Santana quebrou um jejum de 30 anos e foi a segunda negra a levar o coroa.

Com 20 mil seguidores nas redes sociais na semana que antecedeu a coroação, a jovem viu seu número de seguidores chegar aos 270 mil essa semana. O problema foi que, além do reconhecimento e do apoio de milhares, vieram também comentários que, de maneira ofensiva, chegaram a questionar o resultado da disputa.
"As pessoas falam do meu estilo e da Raíssa, que venceu o ano passado. Fazem um monte de especulação e comparações, mas não entendem que o resultado do Miss Brasil foi independente de cor ou raça. Ele premiou quem foi considerada a melhor num conjunto."
A eleita disse que apenas mostrou sua personalidade. "Eu estava tranquila, fui eu mesma, e isso pesou bastante. Eu não estava entre as favoritas, então foi uma surpresa o resultado", avalia.
Essa não foi a primeira vez que ela sofreu preconceito por ser mulher, negra e nordestina. "Eu já sofri bullying na adolescência. Mas a cada problema que enfrentei, ganhei mais forças para batalhar, para enfrentar as dificuldades. Acho tudo que já vivi tem me dado suporte para enfrentar os desafios desse momento", contou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário