quinta-feira, 24 de agosto de 2017

'III Semana Inclusiva' do IF Sertão-PE começa nesta quarta (23), em Petrolina

Programação é gratuita e aberta ao público e contará com palestras, oficina de libras, bate-papo e exibição de vídeo
Por G1 Petrolina

A 'III Semana Inclusiva' do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão – PE), em Petrolina, começa nesta quarta-feira (23) e segue até a sexta (25). Com o tema ‘Valorização e Superação’, o objetivo do evento é debater a importância da inclusão educacional e social das pessoas com algum tipo de deficiência.

A programação é gratuita e aberta ao público e contará com palestras, oficina de libras, bate-papo e exibição de vídeos. Não é necessária inscrição prévia.

Nesta quarta (23), a abertura oficial do evento acontecerá às 14h, no auditório central da instituição. Às 14h30, haverá a palestra ‘Deficiência Não é Problema, Sociedade’, que será mediada por Karla Daniele Luz, doutora em Psicologia e professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Na quinta-feira (24), a partir das 10h, haverá exibição de vídeos no pátio do campus e uma palestra sobre distúrbios de aprendizagem, como TDAH, dislexia e autismo, no auditório central. Às 15h, também no auditório, acontece um bate-papo com o tema ‘O Processo de Inclusão de Pessoas Cegas’, com o publicitário Milton Carvalho.

Após o bate-papo, acontece a ‘Mostra Inclusiva’, que será ministrada por professores e alunos da instituição e, mais tarde, às 19h, será oferecida uma oficina de libras.

Já na sexta-feira (25), a programação continua com uma palestra sobre ‘Bullying e Cyberbullying’, com a jornalista Calincka Crateús. E o evento se encerra com mais uma oficina de libras, às 19h.

Evento nacional

Em todo o Brasil, no período de 21 a 28 de agosto, é comemorada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, pelas Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) do país. O objetivo é debater assuntos acerca de questões relacionadas a pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Este ano, o tema é 'Pessoa com deficiência: direitos, necessidades e realizações'.

Dados no Brasil

Dados do final de 2016 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, no Brasil, existem 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário