sexta-feira, 18 de agosto de 2017

CPI dos maus-tratos convoca executivos das redes sociais no Brasil


O GLOBO

Representantes de Google, Instagram, Facebook e Twitter deverão ser ouvidos

BRASÍLIA. Motivada pela denúncia de crimes relacionados com o jogo da Baleia Azul, o presidente da CPI dos maus-tratos, senador Magno Malta (PR-ES), apresentou e foram aprovados requerimentos de convocação dos diretores no Brasil de redes sociais e canais de internet: Google, Instagram, Facebook, Twitter, WhatsApp, Youtube, Yahoo e Tumblr.

A CPI foi criada para investigar as irregularidades e os crimes relacionados aos maus-tratos em crianças e adolescentes no país.

"Tendo em vista as atividades desenvolvidas pelas empresas nas redes sociais e no alcance de seu trabalho junto às crianças e aos adolescentes, cremos que os referidos representantes terão muito a informar sobre a investigação dessa CPI no tocante a automutilação, suicídio e violência sexual contra crianças e adolescentes”, informa a justificativa dos requerimentos de convocação de Magno Malta para que os executivos sejam ouvidos na CPI.

Na sessão de hoje, especialistas apresentaram números sobre o aumento dos riscos para os jovens com acesso a redes, como racismo, bullying e exposição a conteúdos sexuais, que envolvem drogas ou estimulam automutilação e suicídio. Malta diz que o trabalho da comissão pode resultar na aprovação de leis que punam todo tipo de maus-tratos contra os jovens.

Thiago Tavares, presidente da SaferNet, associação privada sem fins lucrativos que colabora com órgãos públicos para tornar a internet mais segura, sugeriu que uma das vertentes de investigação da CPI sejam as quadrilhas na deep web, os sites invisíveis para os buscadores.

— Levantamos endereços de internet, de uma rede chamada Onion, que mereciam ser investigados. Foram denunciados por suspeita de abrigar fóruns onde criminosos trocam informações — sugeriu Thiago Tavares.

O jogo da Baleia Azul, que se tornou motivo de preocupação em diferentes países, consiste em uma série de 50 desafios diários enviados ao participante por um "curador". Há desde tarefas simples como desenhar uma baleia azul numa folha de papel até outras muito mais mórbidas, como cortar os lábios ou furar a palma da mão diversas vezes. Como desafio final, o jogador deve se matar.

A CPI criou um e-mail para denúncias (cpimt@senado.leg.br). Magno Malta advertiu que será punido o uso do e-mail para denúncias falsas.


Leia mais: https://oglobo.globo.com/sociedade/cpi-dos-maus-tratos-convoca-executivos-das-redes-sociais-no-brasil-21718868#ixzz4q8LFDcIH 

Nenhum comentário:

Postar um comentário